Sessenta e cinco dias depois de assumir o cargo de governador, Eduardo Leite tentará realizar, na quinta-feira (7), a primeira reunião completa com seu secretariado. A ex-senadora Ana Amélia Lemos (PP), último nome que faltava tomar posse, assumirá oficialmente a Secretaria Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais nesta data pela manhã, pouco antes da reunião geral. Contudo, a incerteza envolvendo Dirceu Franciscon, o nome indicado do PTB para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, pode deixar o encontro incompleto.
Eleito para a Assembleia Legislativa, Franciscon foi anunciado secretário de Desenvolvimento Econômico, no fim de dezembro de 2018. Em 1º de janeiro, Franciscon assumiu como secretário, junto com os demais titulares. Em 31 de janeiro, precisou deixar a secretaria para tomar posse como deputado estadual, como fazem todos os parlamentares indicados para secretarias. Contudo, em vez de se licenciar do cargo de deputado e retornar, como era esperado, no dia seguinte para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Franciscon permaneceu no Legislativo. A demora para deixar a Assembleia, abrir espaço para o suplente do PP, e voltar à secretaria se deve a uma disputa pelos cargos de indicação política no gabinete.
Ana Amélia tomará posse apenas na quinta-feira (7) porque decidiu cumprir, até o fim, o mandato de senadora, encerrado em 31 de janeiro. Durante fevereiro, ela esteve na Austrália, estudando inglês e gestão pública, conforme informações de sua assessoria. Na última quinta-feira (28), a ex-senadora se apresentou na sede da secretaria extraordinária que comandará, em Brasília – cidade em que seguirá morando e despachando.
Leite reassume na quarta
Na quarta-feira (6) pela tarde, Leite reassume o cargo de governador. Na última sexta (1º), ele transmitiu o posto ao vice, neste momento governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior. Leite passa o feriado de Carnaval em uma fazenda de amigos, no interior de São Paulo. Ranolfo, por sua vez, passou o final de semana no Litoral Norte e retorna a Esteio, onde mora, nesta segunda-feira (4).