O governador eleito Eduardo Leite (PSDB) anunciou, na tarde desta sexta-feira (28) novos nomes para compor o seu gabinete de secretários. Foram anunciados nomes para as pastas do Trabalho, Educação, Obras e Habitação, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Articulação e Apoio a Municípios e também para Administração Penitenciária, que ficará com o vice-governador eleito Ranolfo Vieira Júnior.
Faisal Karam, que concorreu a deputado estadual pelo PSDB e ficou como suplente, assumirá a pasta da Educação. A deputada Regina Becker (PTB), que também não se elegeu, será secretária do Trabalho.
Outro nome do PTB anunciado foi o de Dirceu Franciscon, o Dirceu do Busato, que foi eleito para a Assembleia Legislativa, mas ocupará o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Rodrigo Lorenzoni (DEM), filho do futuro ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni, assumirá a pasta de Articulação e Apoio a Municípios. José Stédile (PSB) ocupará a pasta de Obras. A secretaria de Administração Penitenciária será acumulada pelo vice-governador eleito, Ranolfo Vieira Jr.
Com os anúncios, está fechado o secretariado de Eduardo Leite, com 22 pastas.
Quem são os novos secretários
Faisal Karam - Educação
Foi prefeito de Campo Bom, cidade do Vale do Sinos, por oito anos — entre 2009 e 2015. Também foi secretário de Obras em Novo Hamburgo. Recebeu 23.693 votos para deputado estadual nas eleições de 2018. Tem 58 anos e é administrador.
Regina Becker - Trabalho
Deputada estadual, foi filiada ao PDT e à Rede antes de chegar ao PTB. Se candidatou novamente à Assembleia Legislativa, mas não se elegeu — ficou com 32,287 votos. É casada com o ex-prefeito de Porto Alegre José Fortunati. No mandato dele, foi Secretária Especial do Direitos dos Animais.
Dirceu Franciscon - Desenvolvimento Econômico e Turismo
Contador de formação. Entre 2008 e 2016, foi assessor parlamentar no gabinete do então deputado federal Luiz Carlos Busato (PTB), que se elegeu prefeito de Canoas. Se elegeu deputado estadual em 2018, com 37.322 votos.
Rodrigo Lorenzoni - Articulação e Apoio a Municípios
Médico veterinário, presidiu o Conselho Regional de Medicina Veterinária entre 2014 e 2017. Filiado ao DEM, se candidatou à Assembleia Legislativa em 2018, mas não se elegeu - obteve 16,895 votos. É filho do deputado federal reeleito e futuro ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni.
José Stédile - Obras
Foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e prefeito de Cachoeirinha por dois mandatos, de 2001 a 2008, enquanto era filiado ao PT. Deputado federal pelo PSB, tentou a reeleição em 2018, mas não conseguiu — ficou na suplência, com 52.148 votos.
Ranolfo Vieira Júnior - Administração Penitenciária
O vice-governador eleito também assumirá as pastas de Segurança e Administração Penitenciária. Ele foi chefe da Polícia Civil e secretário da Segurança Pública em Canoas.