Um dia depois da cerimônia de posse de Jair Bolsonaro, será a vez de os ministros receberem os cargos dos antecessores. Nesta quarta-feira (2), haverá solenidades praticamente durante todo o dia, a partir das 9h até as 18h.
Bolsonaro participará da cerimônia de transmissão de cargo de cinco dos 22 ministros nomeados — Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Gustavo Bebianno (Secretaria-Geral da Presidência, general Carlos Alberto dos Santos Cruz (Secretaria de Governo) e general Augusto Heleno (Segurança Institucional). As quatro áreas são diretamente vinculadas à Presidência da República.
No final do dia, o presidente também deve comparecer à solenidade de transmissão do cargo do ministro da Defesa, general Fernando Azevedo.
De manhã, há transmissão de cargo do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para Marcos Pontes; da Justiça e Segurança Institucional para Sergio Moro; além de Minas e Energia, almirante Bento Costa e Lima; e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.
À tarde, as solenidades são dos ministros de Cidadania e Ação Social, Osmar Terra; da Saúde, Luiz Mandetta; da Economia, Paulo Guedes; da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez; além do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.
No final da tarde, haverá transmissão de cargo da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.
Posse dos ministros:
- 8h30min: Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações)
- 9h: Eliseu Padilha para Onyx Lorenzoni (Casa Civil); Ronaldo Fonseca para Gustavo Bebianno (Secretaria Geral); Carlos Marun para General Carlos Alberto (Secretaria de Governo); e Sergio Etchegoyen para General Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).
- 10h: Sérgio Moro (Justiça)
- 11h: Almirante-de-esquadra Bento Costa Lima (Minas e Energia)
- 11h: Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento)
- 11h: Ricardo Salles (Meio Ambiente)
- 12h: Osmar Terra (Cidadania)
- 14h: Luiz Mandetta (Saúde)
- 15h: Paulo Guedes (Economia)
- 15h: Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura)
- 16h: Joaquim Silva e Luna para o general Fernando Azevedo (Defesa)
- 17h: Damares Alves (Mulher e Direitos Humanos)
- 17h: Marcelo Álvaro Antonio (Turismo)
- 17h30: Ricardo Vélez Rodríguez (Educação)
- 18h: Ernesto Araújo (Relações Exteriores)