O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, assinou nesta segunda-feira (7) edital para substituir o juiz Sergio Moro como titular da 13ª Vara Federal de Curitiba. O documento deverá ser publicado no dia 10 de janeiro no diário eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região. O chamado Concurso de Remoção Interna de Juiz Federal definirá quem ficará responsável pelos processos da Operação Lava-Jato, em Curitiba. Desde que Moro deixou a toga para ser ministro da Justiça e Segurança, a juíza substituta Gabriela Hardt é quem conduz as ações.
A ocupação do cargo é por antiguidade. O juiz federal mais antigo da 4ª Região (RS, SC e PR) que manifestar interesse será o titular da Vara. As manifestações devem ser encaminhadas pelos magistrados entre 11 e 21 de janeiro. Esse processo de escolha deverá durar um mês, segundo a corte.
A juíza Gabriela Hardt, que herdou os processos da Operação Lava-Jato do ex-juiz federal Sergio Moro, informou que fica no comando da 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba até 30 de abril de 2019.
A magistrada respondeu a uma manifestação da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nos autos da ação penal do sítio de Atibaia – em que o petista é réu por suposta corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Lula questionava quem seria o seu julgador após a ida de Moro para o Ministério da Justiça de Bolsonaro.