No dia em que foram empossados os deputados e deputadas estaduais para a legislatura 2019/2022, Luís Augusto Lara (PTB) foi eleito presidente da casa legislativa, com 49 votos favoráveis e cinco contrários. Votaram contra a chapa vencedora os quatro deputados estaduais do PSL (Luciano Zucco, Ruy Irigaray, Vilmar Lourenço e Capitão Macedo) e a deputada do PSOL, Luciana Genro.
Também foram eleitos Zilá Breitenbach (PSDB) para o cargo de 1ª vice-presidente, Vilmar Zanchin (MDB) para 2º vice-presidente, Ernani Polo (PP, 1º secretário), Edegar Pretto (PT, 2º secretário), Luiz Marenco (PDT, 3º secretário) e Sérgio Peres (PRB, 4º secretário).
Os próximos presidentes devem ser Ernani Polo (PP), Gabriel Souza (MDB) e Valdeci Oliveira (PT), conforme o acordo estabelecido entre os deputados.
Lara prometeu "abrir a caixa-preta dos incentivos fiscais" e disse que está comprometido em ajudar Eduardo Leite a resolver o problema das finanças do Estado.
— Me dediquei no último mandato a estudar o orçamento e é preciso abrir a caixa preta dos incentivos fiscais. Um terço da arrecadação fica comprometida com incentivos fiscais, redução de alíquotas de ICMS ou juros subsidiados a empresas. É o dinheiro que falta para hospitais, segurança pública, emprego — afirmou o deputado do PTB.