Em mais um dia atribulado em Brasília, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), divulgou, nesta quarta-feira, mais um nome para seus ministérios. O diplomata Ernesto Araújo foi anunciado como o novo Ministro das Relações Exteriores. Ele ocupa, atualmente, o cargo de diretor do Departamento dos Estados Unidos, Canadá e Assuntos Interamericanos na gestão de Aloysio Nunes Ferreira. Além do novo ministro, a saída de Cuba do Mais Médicos e a entrevista com o governador eleito Eduardo Leite no Gaúcha Atualidade também são pauta do Podcast desta quarta.
— A impressão que passa é que Ernesto Araújo é o oposto de Celso Amorim, então sua entrada no governo é sim, uma mudança de ideologia — afirma Rosane de Oliveira.
— O novo ministro anunciado não poderia ser mais afinado com o presidente eleito Jair Bolsonaro — complementa Carolina Bahia.
Sobre o Mais Médicos, Bolsonaro criticou hoje a decisão de Cuba em deixar o programa. Ele defendeu a adoção de critérios para a permanência dos mais de 11 mil médicos que atuam no Brasil, condições que foram rechaçadas pelo governo de Cuba.
— É um abacaxi que fica pro próximo ministro da saúde. Já adianto aqui: vai ter prefeito batendo na porta do Ministério da Saúde exigindo uma solução pra esse problema. Porque vai ficar um vácuo — prevê Carolina Bahia.
Você confere todos os detalhes da transição de governo no podcast Gaúcha Atualidade.