A confirmação do ex-ministro da Fazenda do governo Dilma, Joaquim Levy, para a presidência do BNDES é um dos temas do podcast Gaúcha Atualidade desta segunda-feira (12). A apresentadora Andressa Xavier e a colunista Carolina Bahia analisam as principais notícias da transição do governo de Jair Bolsonaro.
— Mãos de tesoura no governo de Jair Bolsonaro. Este era o apelido que Joaquim Levy tinha no governo Dilma. Os petistas o chamavam assim porque ele chegou ao governo com a missão de colocar as contas em dia. Ele tem como bandeira o ajuste fiscal e, já naquela época, começou a cortar programas sociais, cortar gastos e implementar medidas bastante duras. Inclusive, na época, ele defendeu a volta da CPMF como uma maneira de cobrir o rombo da previdência. Claro, ele foi fritado, queimado pela bancada do PT e não durou um ano a frente do ministério da Fazenda no governo Dilma — avalia a colunista Carolina Bahia.
Ainda nesta segunda-feira, o nome da atriz Maitê Proença foi sugerido ao presidente eleito para assumir o Ministério do Meio Ambiente.
—O ministério do Meio Ambiente é uma pasta muito complexa. Ela tem vários pontos. Ela diz respeito ao agronegócio, a liberação de licenças, a proteção da Amazônia, a exploração das minas, é um Ministério muito complexo. Essa de hoje, da Maitê Proença, não vejo sentido, não casa com o perfil que o Bolsonaro vem apresentando até agora pro seu governo — finaliza.
Confira este e mais assuntos no Podcast Gaúcha Atualidade, que detalha todos os dias os principais fatos da transição de governo.