O primeiro debate entre os candidatos a governador do Rio Grande do Sul que disputarão o segundo turno das eleições ocorre nesta terça-feira (16) na Rádio Gaúcha. Durante uma hora e 40 minutos, Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB) poderão apresentar propostas e confrontar frente a frente suas ideias.
O embate começa às 8h10min e terá mediação do jornalista Daniel Scola e participação da colunista Rosane de Oliveira, que fará a mediação com os ouvintes via redes sociais e WhatsApp. O confronto também será transmitido ao vivo, em vídeo, em GaúchaZH.
A análise das propostas dos candidatos será feita ao vivo por Scola e Rosane a partir das 11h. A cobertura contará, ainda, com uma equipe de repórteres do Grupo de Investigação (GDI), que fará a checagem das declarações dos candidatos e publicará os resultados ao longo do dia no site GaúchaZH.
Como acompanhar
Pela Rádio Gaúcha e pelo site GaúchaZH
Data: 16 de outubro, terça-feira (16)
Horário: das 8h10min às 9h50min
Mediador: Daniel Scola
Os candidatos ao Piratini
A divisão do tempo
1º bloco
Cada candidato terá dois minutos para fazer sua apresentação. Em seguida, o mediador fará três perguntas para os concorrentes, que terão um minuto e 30 segundos cada um para responder. Após cada questão, os candidatos terão quatro minutos para debater livremente sobre o assunto. As perguntas foram elaboradas pela produção do programa e serão sorteadas ao vivo. A ordem para apresentação dos candidatos e para respostas das perguntas será sorteada no dia do debate, às 7h30min, na sede da Rádio Gaúcha, com a presença de representantes dos debatedores.
2º bloco
Rosane de Oliveira apresentará temas trazidos pelos ouvintes. Em seguida, os candidatos poderão fazer perguntas abordando um dos temas mencionados. Seguindo a ordem previamente sorteada, cada concorrente poderá formular duas questões. A pergunta deverá ser feita em até um minuto, enquanto o limite para a resposta é de dois minutos. Em seguida, haverá quatro minutos para que ambos possam debater o assunto.
3º bloco
Neste bloco, os candidatos poderão fazer perguntas com tema livre. A ordem será definida por sorteio e cada concorrente poderá formular duas questões. O tempo para fazer a pergunta é de 30 segundos e a resposta deve ser dada em até um minuto e 30 segundos. Novamente, ao final de cada resposta, haverá quatro minutos para que ambos possam debater os assuntos.
4º bloco
No último bloco, Rosane de Oliveira apresentará um tema indicado pelos ouvintes que ainda não foi abordado pelos candidatos no debate. Os concorrentes poderão debater esse tema por quatro minutos. Por fim, os aspirantes ao governo do Rio Grande do Sul terão espaço de dois minutos para fazer suas considerações finais.
Como participar
Os ouvintes da Rádio Gaúcha e leitores de GaúchaZH poderão enviar suas questões e sugestões de temas a serem debatidos pelos candidatos para o WhatsApp da rádio, (51) 99699-5218.
Análise
As propostas apresentadas pelos candidatos ao governo do Estado serão analisadas, ao vivo, por Scola e Rosane a partir das 11h.
Checagem
Ao longo do dia, uma equipe de repórteres do Grupo de Investigação (GDI) fará a checagem das declarações dos concorrentes. Os resultados serão publicados ao longo do dia no site GaúchaZH.