GaúchaZH percorreu cerca de 1,7 mil quilômetros para conhecer de perto a realidade dos quatro municípios gaúchos onde os candidatos aos palácios do Planalto e Piratini tiveram, proporcionalmente, as votações mais expressivas no primeiro turno. Espalhadas por diferentes regiões do Rio Grande do Sul, as cidades retratadas nesta reportagem contam com até 3,5 mil habitantes e economia dependente do setor primário.
Na corrida presidencial, Jair Bolsonaro teve amplo domínio sobre os adversários, com vitória nas urnas em 420 dos 497 municípios gaúchos. Em nenhum deles o nome do PSL à Presidência mostrou tanto vigor quanto em Nova Pádua. Na cidade da Serra, o capitão da reserva recebeu 82,75% dos votos válidos, 30 pontos percentuais acima do que seu desempenho geral no Estado (52,63%). Oponente do candidato do PSL, Fernando Haddad (PT) conseguiu bater Bolsonaro em 77 municípios do RS, onde conseguiu 22,81% dos votos válidos dos gaúchos. O maior apoio ao petista veio do eleitorado de Itatiba do Sul, com 60,62% dos votos válidos. O município integra um polo de destaque do PT no Estado: a Região Norte.
Na corrida pelo Palácio Piratini, Eduardo Leite (PSDB) foi o candidato mais lembrado pelos eleitores em 260 cidades — a maior parte localizada na Metade Sul. A reportagem detalha que o principal ninho de votos tucanos no primeiro turno foi Turuçu. Na localidade, Leite somou 77,85% dos votos válidos. Adversário do ex-prefeito de Pelotas, José Ivo Sartori (MDB) contou com o apoio em áreas de maior densidade populacional do Norte, como a Serra, para ir ao segundo turno. Em São Valentim do Sul, o atual governador reuniu 68,49% dos votos válidos, sua maior vitória no primeiro turno.
Nas reportagens a seguir, saiba por que os candidatos triunfaram nessas cidades:
No município da Serra dominado pelo PSDB, o antipetismo garantiu a Jair Bolsonaro grande votação. Clique para ler a reportagem completa.
Administrado pelo PT desde 2001, município teve maior percentual de votos para Fernando Haddad. Clique para ler a reportagem completa.
Na terra da pimenta vermelha, proximidade com Pelotas impulsionou votação de Eduardo Leite. Clique para ler a reportagem completa.
Acesso asfaltado ao município pavimentou apoio à reeleição de José Ivo Sartori. Clique para ler a reportagem completa.
Confira também os dados detalhados de cada município gaúcho: