Pelo menos três delegacias são cogitadas para ocupar a sede da TVE e da FM Cultura, no Morro Santa Tereza, na zona sul de Porto Alegre. Um projeto do governo do Estado pretende passar as emissoras à iniciativa privada, que deverá operá-las em uma sede própria.
Além das delegacias, devem funcionar no local uma unidade do Corpo de Bombeiros e o Comando de Policiamento da Capital (CPC), ligado à Brigada Militar. O prédio das emissoras tem mais de 6,5 mil metros quadrados de área construída.
Conforme o chefe da Polícia Civil, Emerson Wendt, as três delegacias estão em prédios alugados e geram um custo mensal de R$ 38 mil.
— Para nós seria uma economia. Mas temos que avaliar, pois não conheço a estrutura do prédio (da TVE) — salienta.
A sede da TVE fica na área de cobertura da 20ª Delegacia de Polícia (DP), umas das cogitadas a irem para o prédio da emissora. Hoje a unidade está localizada na Avenida Icaraí, no bairro Cristal.
Wendt negou a possibilidade de incluir a 6ª DP na lista das cogitadas para serem transferidas. A unidade, também em um prédio alugado, está localizada na Avenida Guaíba, na Vila Assunção.
— Não faria sentido transferir a 6ª DP para lá, porque fica fora da área de cobertura da delegacia — observa Wendt.
A outra unidade que está sendo estudada para ir para o local é a 4ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). No entanto, Wendt salientou que esta unidade ainda está sendo avaliada:
— Mas a 4ª DHPP pega a área da Restinga. Teríamos de avaliar a questão da distância para os trabalhos de investigação.
Por último, a terceira em estudo seria uma unidade do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca).
Entretanto, para a mudança é preciso de autorização da dona do terreno, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), para a transferência da área para o Estado. Hoje, a EBC concede o espaço para as emissoras mediante um contrato de cessão de uso sem ônus. Como contrapartida, são repassados programas locais para a transmissão nacional. O pedido foi feito em 19 de abril e aguardo posicionamento final da empresa.
GaúchaZH também procurou o Comando de Policiamento da Capital (CPC). O tenente-coronel Marcelo Tadeu Pitta Domingues, que está respondendo pelo comando, informou que o assunto está sendo tratado na Secretaria da Segurança Pública (SSP) e, por isso, não iria se manifestar.
Em nota, Schirmer confirma interesse em área
Por meio de nota, o titular da SSP, Cezar Schirmer, confirmou o interesse da pasta na área.
"Trata-se de um terreno que possui localização estratégica e dimensões que possibilitam a instalação do Comando do Policiamento da Capital, de uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar e diversas Delegacias de Polícia, centralizando serviços, otimizando custos e ampliando a capacidade de pronta resposta", salientou Schirmer.
Já por mensagem à reportagem, Schirmer observou que a presença dos órgãos de segurança no local "seria muito bom" devido à localização, entre o Morro Santa Tereza e a Cruzeiro.
"É uma área problemática do ponto de vista da segurança, a nossa presença lá seria muito bom. É só o que posso te dizer. Fora desta informação , o assunto está em outro setor do governo", disse o secretário, sem dar detalhes.
Em 19 de abril, o governador José Ivo Sartori enviou ao então diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Laerte Rimoli, um documento formalizando o pedido de transferência do terreno ao Estado. Proprietária da área, a EBC concede o espaço para a emissora mediante um contrato de cessão de uso sem ônus. Como contrapartida, são repassados programas locais para a transmissão nacional.
Agora, o governo aguarda o posicionamento final da EBC. Em reuniões internas, a sinalização seria positiva.