O 31º Fórum da Liberdade terá como principal atração na terça-feira (10) o juiz federal Sergio Moro. O mais tradicional encontro brasileiro sobre liberalismo econômico começou nesta segunda-feira (9) no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, com presença de pré-candidatos à Presidência.
Principal figura da Operação Lava-Jato, Moro fará na Capital sua primeira aparição pública após decretar, há cinco dias, a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva — o que, inevitavelmente, deverá pautar as discussões durante sua passagem.
A programação prevê duas participações de Moro. Pela manhã, às 10h, o magistrado falará para um público mais restrito. Sem tema pré-definido e com mediação do filósofo Eduardo Wolf, ex-integrante do governo Marchezan, o bate-papo abrirá a sequência de seis palestras que ocorrerão na Arena da Liberdade (teatro do prédio 40).
Esse espaço VIP é uma das novidades desta edição do Fórum da Liberdade. Limitado para as cerca de 500pessoas que pagaram ingressos mais caros, os palestrantes falarão por tempo maior — cerca de uma hora — em comparação com os painéis, quando dividem as falas com outros convidados. A ideia é aprofundar os temas e permitir maior interação com o público. Entre os outros convidados está o ex-treinador da seleção de vôlei e empresário Bernardinho.
Às 17h de terça, Sergio Moro divide as atenções com Antonio Di Pietro, vice-procurador no Tribunal de Milão e promotor que comandou a Operação Mãos Limpas, na Itália, que serviu de inspiração para a Lava-Jato, e Adriano Gianturco, professor de Ciência Política do IBMEC-MG. A mediação ficará a cargo do presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), promotor do evento, Júlio César Bratz Lamb.
A palestra foi intitulada de "A Lei". Conforme os organizadores do Fórum, a temática, assim como pela manhã, deve girar em torno de discussões do Direito e da Lava-Jato. Cada convidado deverá ter aproximadamente 25 minutos de fala e, depois, a discussão será aberta à participação do público.
Diferentemente da manhã, além das aproximadamente 2,7 mil pessoas que devem lotar o centro de eventos do prédio 41 da PUCRS, a discussão será transmitida por meio de um telão para quem estiver na universidade. Além disso, perfis do Fórum nas redes sociais devem reproduzir a palestra.
O lema da 31ª edição do Fórum da Liberdade é Vozes da Mudança e todos os ingressos estão esgotados.
Fique por dentro
O quê – 31ª edição do Fórum da Liberdade
Quando – Segunda-feira (9) e terça-feira (10)
Onde – Centro de Eventos da PUCRS
Inscrições – Esgotadas
Programação – forumdaliberdade.com.br/2018