Manifestantes se reuniram no centro de Porto Alegre, na noite desta terça-feira (17), em ato contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), confirmado em 2016. No protesto, realizado na Esquina Democrática, os participantes também demonstraram apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso após condenação no caso do triplex do Guarujá. A mobilização teve início no local por volta das 17h30min.
Para divulgar a manifestação, organizada pela Frente Brasil Popular, pelo movimento Povo sem Medo e por outras entidades, um evento foi criado no Facebook.
"A prisão de Lula é parte essencial do Golpe que está em curso contra o povo brasileiro. A ofensiva conservadora que liderou o impeachment contra a presidenta Dilma, provocou o assassinato de Marielle Franco, se manifesta também na prisão do Presidente Lula", diz um trecho da descrição da publicação.
Cartazes com as frases "eleição sem Lula é fraude" e "anula impeachment e reformas" estavam presentes no meio do ato.
Oradores utilizaram um carro de som para discursos durante o ato, que ficou concentrado na Esquina Democrática. Os manifestantes não realizaram caminhada durante o protesto, que foi encerrado por volta das 20h.