O deputado federal Henrique Fontana (PT-RS) afirmou que será feita uma frente politica para Luís Inácio Lula da Silva disputar as eleições. O juiz federal Sergio Moro determinou que Lula deve entregar-se no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) até as 17h desta sexta-feira (6).
— Nossas forças políticas vão construir uma grande unidade de centro-esquerda para recuperar a democracia do nosso país. Esperamos conquistar a Presidência de Lula com eleições livres e diretas — disse o petista em entrevista à Rádio Gaúcha.
Fontana declarou que o PT está "indignado sobre como setores da Justiça estão tratando Lula". O deputado chamou de "manobra vergonhosa" a decisão da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.
— A ministra liberou o senador Aécio Neves, mesmo com as filmagens dele pedindo malas de dinheiro para o Joesley (Batista). Ontem, ela liderou o processo para que decretassem a prisão de Lula. Como presidente, ela jamais poderia ter assumido a parcialidade como assumiu — criticou.
Questionado se Lula irá entregar-se voluntariamente, o petista respondeu que essa não é uma preocupação do partido no momento, pois estão "tranquilos quanto a inocência de Lula". Fontana também chamou de "vergonhosas" as declarações do general do Exército Eduardo Villas Bôas.
— Eu estou muito mais preocupado com todo o desdobramento da crise político-institucional, que começou com o golpe de 2016. Este pais está sendo jogado no precipício.