O julgamento da apelação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi marcado para a tarde da próxima segunda-feira (26), em Porto Alegre.
O julgamento pode ser a última etapa judicial antes da expedição de um mandado de prisão para o líder petista. Condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Lula pediu que o TRF4 corrija supostas 38 omissões, 16 contradições e cinco obscuridades no acórdão que aumentou sua pena para a 12 anos e um mês de reclusão em regime fechado.
No recurso, a defesa do petista pede ainda que o processo seja anulado ou que Lula seja considerado inocente.
Assim como os demais processos da Lava-Jato em tramitação no TRF4, o recurso do ex-presidente será julgado pelos três desembargadores da 8ª Turma da Corte.
Conheça os desembargadores:
Leandro Paulsen
Presidente da turma
Natural de Porto Alegre, é formado em Direito pela PUCRS. É mestre em Direito do Estado e Teoria doDireito pela UFRGS e doutor em Direitos e Garantias do Contribuinte pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Ingressou no TRF da 4ª Região em dezembro de 2013.
Victor Luiz dos Santos Laus
Nascido em Joaçaba (SC), é formado em Direito pela UFSC. Trabalhou como promotor de Justiça antes de assumir o cargo de procurador da República, no qual atuou por 10 anos. Em 2002, assumiu a vaga de desembargador do TRF da 4ª Região destinada ao Ministério Público Federal.
João Pedro Gebran Neto
Curitibano, é formado pela Faculdade de Direito de Curitiba, com pós-graduação em Ciências Penais e Processuais Penais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestrado em Direito Constitucional, também pela UFPR. Juiz federal desde 1993, ingressou no TRF da 4ª Região em dezembro de 2013.