Sete vereadores de Farroupilha, ou seja, mais da metade da Câmara de Vereadores da cidade, viajaram a Brasília nesta semana durante a mobilização nacional de municípios com a justificativa de buscar recursos para a cidade. Na manhã desta sexta-feira (24), os parlamentares chamaram uma coletiva de imprensa para prestar contas da produtividade do que chamaram de "peregrinação" em gabinetes de deputados, senadores e ministros. De acordo com o balanço apresentado, eles obtiveram R$ 2, 7 milhões de emendas de 12 parlamentares gaúchos com sinalização de liberação a partir de fevereiro de 2018.
A prestação de contas ocorre depois de a sessão desta semana da Câmara ter sido cancelada por falta de quórum. Viajaram a Brasília vereadores de todas as bancadas: o presidente da Casa, Fabiano André Piccoli (PT), Alberto Maioli (Rede Sustentabilidade), Jorge Cenci (PMDB), Odair José Sobierai (PSB), Raul Herpich (PDT), Tadeu Salib dos Santos (PP) e Tiago Ilha (PRB). Eles informaram que participaram de 32 reuniões com 26 deputados, três senadores e nos Ministérios da Saúde e Desenvolvimento Social.
De acordo com o presidente da Câmara, Fabiano Piccoli, os gastos com passagens e diárias foram de aproximadamente R$ 40 mil mas, além das emendas, eles foram em busca de novas linhas de crédito para custeio do Hospital São Carlos.