O deputado Ronaldo Fonseca (PROS-DF), relator do recurso do presidente afastado da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) contra o processo disciplinar no Conselho de Ética da Casa, entregou o parecer na manhã desta terça-feira (5). Cunha recorreu de decisão que recomenda a cassação do mandato do parlamentar.
O documento contém 69 páginas, e o conteúdo do texto só deverá ser conhecido amanhã, quando será lido por Fonseca em reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
“Eu não gostaria que meu voto fosse conteúdo pela letra fria. Eu quero, ao ler meu o voto, acrescentar meus comentários para que não haja nenhuma dúvida quanto à imparcialidade com que fiz o relatório. Posso garantir: meu relatório é absolutamente técnico e imparcial”, disse Fonseca, que não quis responder perguntas de jornalistas.
A votação do parecer deve ocorrer apenas na próxima semana. A defesa de Cunha questiona o que avalia como erros de procedimento na tramitação do processo. O peemedebista responde por suposta ocultação de contas bancárias no exterior e por ter mentido em depoimento à CPI da Petrobras. Cunha nega todas as acusações.