Em uma conversa rápida com jornalistas, durante um intervalo do almoço com a bancada do PMDB, na Assembleia Legislativa, o governador eleito, José Ivo Sartori, mostrou simpatia à aprovação do projeto da dívida do Estado junto à União no modelo encaminhado pelo atual governador Tarso Genro. Durante a campanha, a mudança no cálculo da renegociação da dívida foi uma das propostas apresentadas por Sartori.
Ele defende que, além da mudança do indexador dos juros - já proposto no projeto de Tarso - haja uma redução do valor das parcelas pagas pelo Rio Grande do Sul. Agora, no entanto, Sartori se mostrou aberto à antiga possibilidade.
"Faz parte das atribuições dele, como governador eleito democraticamente, pressionar pela aprovação do projeto. Eu torço para que tenha êxito. Nós ficamos contentes e felizes em poder dar, pelo menos, um alívio nas contas e nas finanças do Rio Grande do Sul", disse
Questionado sobre a aprovação do projeto sem as mudanças propostas por ele, Sartori disse que, se não há alternativa, torce pela aprovação. "Se tiver a oportunidade de fazer mudanças, eu aceito de bom grado" ponderou
O atual governador, Tarso Genro, adiantou que pretende ir para Brasília na semana que vem para pressionar pela aprovação do projeto no Congresso Nacional.
No Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori e Tarso Genro trabalham para compor a equipe de transição. Sartori adiantou que na semana que vem deve ter a equipe completa para comandar a mudança de governo.