Eduardo Pimentel foi o prefeito eleito em Curitiba, capital do Paraná, no segundo turno das eleições, realizado neste domingo (27). O político do PSD obteve 57,64% dos votos válidos, com 100% as urnas apuradas.
Aos 40 anos, Pimentel foi vice-prefeito de Curitiba em dois mandatos, em 2016 e 2020, na chapa de Rafael Greca. Ele é formado em Administração, pós-graduado em Agronegócios pela Universidade Positivo e especialista em Cidades Inteligentes pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O prefeito eleito também já ocupou o cargo de secretário municipal de Obras Públicas. O jornalista Paulo Eduardo Lima Martins, do PL, tem 43 anos e foi eleito como vice na chapa de Pimentel. A coligação da dupla é chamada "Curitiba Amor e Inovação" e inclui os partidos Novo, PL, MDB, Republicanos, PSD, PODE, Avante e PRTB.
Em sua empreitada pela prefeitura, Pimentel contou com o apoio do atual prefeito Rafael Greca (PSD) e do governador do Paraná, Ratinho Junior, que faz parte do mesmo partido.
O prefeito eleito derrotou Cristina Gremel, do PMB, que ficou com a preferência de 42,36% dos eleitores. Durante a campanha, ela aproximou-se do ex-presidente de Jair Bolsonaro (PL) e se autointitulou como "direita raiz".