Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT) disputam, no domingo (27), o segundo turno das eleições para a prefeitura de Porto Alegre.
Na primeira etapa do pleito, o emedebista conquistou 49,72% dos votos válidos. A 1,9 mil votos de vencer na primeira rodada, coube à equipe de campanha manter o foco e o ritmo nas agendas do candidato à reeleição, que investiu no corpo a corpo com a população e com o empresariado, e ampliou o arranjo político, garantindo reaproximação com Eduardo Leite e Gabriel Souza.
Rosário, precisando virar a eleição após obter 26,28% dos votos, imprimiu um novo ritmo à campanha, mirando mais no que considera fragilidades do seu adversário e menos na enchente e em sua imagem pessoal, fortemente presentes no primeiro turno. Mapeou territórios com votação mais expressiva do PT nas últimas eleições, buscando atrair quem votou no presidente Lula, no ex-governador Olívio Dutra e no ex-deputado Edegar Pretto em 2022.
Veja, a seguir, o que foi mantido, alterado ou incorporado nas rotas dos dois postulantes ao Paço Municipal rumo ao comando da prefeitura da Capital pelos próximos quatro anos.