Melhorias na saúde, modernização da cidade e atenção ao meio ambiente são temas que são abordados pelas propostas de ambos os candidatos do 2º turno à prefeitura de São Paulo. Os planos de governo apresentados por Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB), trazem diferentes projetos, mas se aproximam em alguns pontos.
Ambos reconhecem a necessidade de ampliação do serviço público de saúde. Enquanto Nunes sugere a continuação da expansão da rede de Unidades Básicas de Saúde (UBS), Boulos propõem a criação do Poupatempo da Saúde, serviço com 16 policlínicas e centros de diagnóstico integrado ao modelo de agendamento utilizado pelas unidades do Poupatempo. Outros pontos em comum é que eles trazem propostas relacionadas ao cuidado de cuidadoras e também voltadas ao transtornos do espectro autista (TEA).
Além da saúde, ambos planos de governo abordam a modernização dos sistemas da cidade. Nunes traz propostas como uso de inteligência artificial para agilizar diagnósticos e tratamentos de saúde e também para fiscalizar compras e licitações públicas. Entre os projetos tecnológicos de Boulos aparecem a criação de um aplicativo que integre todos os serviços da Prefeitura ao cidadão e implantar a UBS Digital para trazer transparência sobre o registro de demandas e posição na fila de espera de consultas e cirurgias.