Quarto maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul, Pelotas vai às urnas neste domingo (6) para escolher entre seis candidatos à prefeitura. Berço eleitoral do governador Eduardo Leite, a cidade convive há mais de uma década com a gestão tucana.
Sem registro de ocorrências por boca de urna até o momento, um dos candidatos, o ex-prefeito Irajá Rodrigues (MDB) foi impedido de votar por uma suposta irregularidade eleitoral.
Aos 88 anos, após ter subido as escadarias da Prefeitura Municipal, onde fica a sua zona eleitoral, Irajá foi informado de que seu nome não constava na seção. A assessoria do candidato ainda tenta recurso extraordinário para que ele consiga registrar o voto em tempo hábil.
Próximo do local, no colégio São José, o ex-deputado e ex-prefeito da cidade Fernando Marroni (PT) chegou acompanhado da esposa, candidata a vereadora Miriam Marroni, ao colégio São José. Favorito nas pesquisas, o petista tem a expectativa de vencer a eleição ainda no primeiro turno, algo que só ocorreu uma vez na cidade, ou ir para a disputa em segundo turno contra o candidato governista Fernando Estima (PSDB).
Estima chegou ao Colégio Assis Brasil acompanhado de seus correligionários, o governador Eduardo Leite e a prefeita Paula Mascarenhas, de quem foi secretário municipal do Desenvolvimento Econômico. Estima tenta chegar ao segundo turno, assim como Marciano Perondi (PL).
O candidato bolsonarista foi o primeiro a votar, às 8h30min, no Clube Brilhante e conta com uma virada na reta final para seguir na disputa.
Candidato do PDT, Reginaldo Bacci votou na praia do Laranjal e João Bourchaid (PCO), na Igreja Cabeluda. No domingo (5), o clima é de tranquilidade na cidade que respira as eleições.
No sábado, regiões centrais, o acesso ao Laranjal pela Avenida Bento Gonçalves, as proximidades da prefeitura, na Praça XV e no Mercado Público, foram tomadas por cabos eleitorais e apoiadores de candidaturas à Câmara Municipal.
As ruas estiveram muito movimentadas, pois todas as candidaturas majoritárias realizaram as carreatas de encerramento de campanha no mesmo dia. Sem incidentes registrados no trânsito.