Leonardo Betin (PL) foi reeleito, no domingo, prefeito de Itaqui, na Fronteira Oeste com 91,43% dos votos válidos, a maior diferença percentual, sem contar os municípios com um só concorrente, entre os candidatos a prefeito do Rio Grande do Sul.
O segundo colocado foi Régis de Leon (PDT), que somou 5,39% (971 votos), seguido por Professor Titino (PT) com 3,18% (572 votos). O prefeito reeleito conseguiu angariar 16.456 votos.
— Tenho certeza que tudo isso foi fruto de muito trabalho, dedicação, empenho e comprometimento de toda nossa equipe, de funcionários, empresários apoiadores. Hoje a gente tem um modelo de trabalho muito próximo da comunidade (...) desenvolvendo a boa política. — pontou o prefeito reeleito, à reportagem.
Durante a campanha deste ano, Betin teve que lidar com a escalada da violência na Fronteira Oeste. Itaqui está no centro de um polêmica entre facções e forças de segurança, com ameaças a policiais militares e execuções de criminosos.
Quem é Leonardo Betin
Leonardo Betin, 37 anos, é formado em Enfermagem. Entre 2014 e 2016, atuou como secretário de Saúde, no mandato do pedetista Gil Marques Filho.
Antes de ser prefeito pelo PL, Betin foi filiado ao PDT, partido pelo qual foi eleito vereador mais votado de Itaqui em 2016.