Uma série de entrevistas em emissoras de Porto Alegre neste domingo (27) fez com que Maria do Rosário (PT) e Sebastião Melo (MDB) se cruzassem nos corredores do Grupo RBS, na esquina das avenidas Ipiranga e Erico Veríssimo. A candidata petista deixava o estúdio da Rádio Gaúcha, onde falou por 15 minutos, enquanto o atual prefeito chegava para a conversa com os jornalistas Leandro Staudt e Rosane de Oliveira.
Rosário, vestindo blazer vermelho, e Melo, de camisa clara, se encontraram na escadaria por volta das 9h. Estavam acompanhados de suas candidatas a vice, Tamyres Filgueira (PSOL) e Betina Worm (PL), além de correligionários e integrantes das equipes de campanha. Seguiram o tom respeitoso de outros encontros ocorridos desde o primeiro turno, apesar do debate acirrado que travaram nos bastidores e diante das câmeras — que incluem acusações e ações na Justiça.
O aperto de mão, enquanto posavam para cinegrafistas e fotógrafos, foi seguido de um "viva a democracia" dito por Rosário e repetido por Melo. O primeiro encontro entre eles nas urnas, lembrado durante as entrevistas à Gaúcha, foi justamente no início do pós-redemocratização, em 1992. Concorreram a uma cadeira na Câmara de Vereadores na mesma aliança: ela, filiada ao PC do B; ele, já no MDB.