Os candidatos à prefeitura de Porto Alegre intensificaram a campanha eleitoral neste final de semana. Sebastião Melo (MDB), Maria do Rosário (PT), Juliana Brizola (PDT) e Felipe Camozzato (Novo) aproveitaram o sábado (7) e o domingo (8) para visitar locais considerados estratégicos para cada um, conversar com eleitores e divulgar suas siglas.
Prefeito e candidato à reeleição pelo MDB, Sebastião Melo apostou no Acampamento Farroupilha, o maior evento tradicionalista do Rio Grande do Sul, para a sua campanha deste final de semana. No Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, onde ocorre a festa até o dia 20 de setembro, Melo marcou presença no sábado, durante a abertura, e no domingo (8), quando conversou com eleitores.
— Estou dividindo esse tempo entre ser prefeito e ser candidato, uma tarefa que não é fácil, e feriado e final de semana são sempre tempos especiais para dedicar à campanha — disse o emedebista à Zero Hora.
No sábado, Melo ainda foi à Restinga, um dos bairros mais populosos de Porto Alegre, e à Avenida João Pessoa, para a inauguração de comitês de candidatos a vereador pelo MDB.
Já a candidata pelo PT, Maria do Rosário concentrou a campanha em bairros da periferia da Capital. No sábado, marcou presença na 30ª edição do Grito dos Excluídos, que este ano saiu da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes e percorreu áreas inundadas pela enchente de maio. Na ocasião, a candidata assinou duas cartas de compromissos: a da Cidades do Presente, de iniciativa de jovens economistas da Rede Desajuste, e a de erradicação do trabalho escravo, de iniciativa da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae).
Depois, participou, junto com a chefe de cozinha Regina Tchelly, de oficina na Horta Comunitária do Morro da Cruz.
— É esta a cidade que a gente quer, da solidariedade, do afeto, do alimento, da mesa farta e todos nós — disse Rosário.
No domingo, esteve em um mutirão no Loteamento Cavalhada, onde conversou com moradores. A candidata também participou de eventos de candidatos a vereadores da coligação à tarde.
No caso da candidata pelo PDT, Juliana Brizola, a campanha se concentrou em duas partes. No sábado, participou de caminhada na comunidade da Tuca e no bairro Agronomia. Na ocasião, ouviu demandas da população e apresentou aos moradores suas propostas para Porto Alegre.
— São comunidades invisíveis. Nós estamos caminhando levando esperança para essas pessoas — disse Juliana.
No domingo, as atividades se voltaram a gravações e uma reunião de alinhamento interno.
Candidato pelo Novo, Felipe Camozzato focou em uma campanha física e virtual neste final de semana. O sábado, começou com uma carreata, partindo do Parcão, contra o ministro Alexandre de Moraes. Na ocasião, o veículo em que transitava percorreu locais como a Praça México, a Encol e o Parque Germânia. Depois, Camozzato participou de um jantar com apoiadores no bairro Glória.
— A nossa agenda deste final de semana foi tendo em mente que o nosso desafio é apresentar a candidatura não apenas do Camozzato, mas também do partido Novo para Porto Alegre — disse Camozzato.
No domingo, o candidato pelo Novo concentrou as energias no que chamou de um "mutirão digital" para divulgar a sua campanha.