O contingente de candidatos a prefeito, vice e vereador no Rio Grande do Sul é composto por uma maioria de homens, com mais de 40 anos, casados e que se declararam brancos no registro da candidatura. Os números disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda apontam que 70% dos concorrentes tem ao menos o Ensino Médio completo.
Quinto maior colégio eleitoral do país, o Estado escolherá 497 prefeitos e vice-prefeitos e mais de 4 mil vereadores no pleito de outubro. Até esta terça-feira, haviam 28.752 registros de candidatura para disputar esses cargos.
Embora registre elevação nos últimos pleitos, a quantidade de candidaturas femininas no RS é inferior à proporção de mulheres na população. De acordo com o último censo do IBGE, elas são maioria no RS (51,7%), mas, entre os candidatos deste ano, há somente 34,6% de mulheres, ante 65,4% de homens.
No critério da cor, 84,6% candidatos se declararam brancos, índice superior ao da população em geral, que é de 78,4%.
Os dados ainda apontam que a maioria das candidaturas é de pessoas com mais de 40 anos — três em cada quatro concorrentes já superaram essa faixa etária.
Dos candidatos registrados, quase metade se declarou casada e mais de um terço, solteira. O restante se divide entre pessoas separadas, divorciadas ou viúvas.
Veja detalhes nos gráficos abaixo
Na capital, solteiros são maioria
No recorte do eleitorado de Porto Alegre, o número de solteiros supera o de casados e representa mais da metade dos candidatos. Na comparação com a média do RS, a Capital também tem maior número de candidatos pretos e pardos.
Os recortes por faixa etária e gênero, entretanto, seguem padrão semelhante ao verificado no conjunto do Rio Grande do Sul