A campanha para o segundo turno da eleição para governador do Rio Grande do Sul começou imediatamente após o término da votação do dia 2. Sem desperdiçar tempo, Onyx Lorenzoni (PL), classificado em primeiro lugar para a segunda etapa da disputa, retomou as agendas de campanha na tarde desta segunda-feira (3). Eduardo Leite (PSDB), depois do susto levado nas urnas, passou o dia rediscutindo a estratégia para conseguir vencer o pleito.
Pela manhã, Onyx descansou e aproveitou para celebrar o aniversário de 68 anos, completos nesta segunda-feira, junto de familiares. O candidato do PL ainda se reuniu em uma sala de convenções de um hotel na zona norte de Porto Alegre, com deputados, ex-candidatos, assessores e dirigentes dos partidos de sua coligação. No encontro a portas fechadas, foram avaliados os resultados da eleição de ontem e repassadas orientações para a sequência da campanha. Dali, o candidato do PL partiu para uma entrevista na TV Pampa, no final da tarde.
Após conduzir toda a campanha tentando se sobrepor à polarização entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Leite agora discute as conveniências, o momento e, sobretudo, a forma de se posicionar diante da eleição nacional. Durante a manhã desta segunda, o tucano e seu candidato a vice-governador, Gabriel Souza (MDB), concederam uma entrevista coletiva.