O candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (6), em ato de campanha realizado em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, que "quem tiver uma gota de sangue nordestino" não pode votar em Jair Bolsonaro (PL).
A fala foi uma resposta à declaração do presidente da República, candidato à reeleição, que, na quarta-feira (5), durante uma live, citou o analfabetismo no Nordeste para justificar a sua derrota na região no primeiro turno, alegando que o problema educacional é resultado de gestões de esquerda.
— Gostaria que fizessem ligação para os parentes de vocês no Nordeste. Quem tiver uma gota de sangue nordestino não pode votar nesse negacionista, monstro, que governa esse país — afirmou Lula.
Momentos antes, o petista disse que as pessoas não são analfabetas "por sua responsabilidade".
— As pessoas que são analfabetas ficaram analfabetas porque esse país nunca teve um governo que se preocupasse com a educação — discursou Lula. — Ele tem de saber que a gente não é analfabeto porque gosta. Ele tem de saber que nós nordestinos ajudamos a construir cada metro de asfalto desse país, cada ponte, cada casa. Eles têm de saber que não queremos mais passar fome, queremos comer — pontuou.
O Nordeste foi responsável pela liderança de Lula no primeiro turno das eleições de 2022. A região deu ao petista 12,9 milhões de votos de vantagem em relação a Bolsonaro.
Presidente comenta polêmica em rede social
Por meio do Twitter, nesta quinta-feira (6), Bolsonaro comentou a polêmica envolvendo os nordestinos e pediu que os eleitores "não caiam em narrativas que tentam nos colocar contra nossos irmãos do nordeste". Segundo o candidato do PL, a "esquerda divide para conquistar": "Já tentaram com negros, mulheres, indígenas, etc. Agora tentam com nordestinos, para abafar conquistas como a Transposição do São Francisco, que nós concluímos".
No dia 5, Bolsonaro comentou, durante transmissão em suas redes sociais, o desempenho do adversário no Nordeste.
— Lula venceu em nove dos 10 Estados com maior taxa de analfabetismo. Vocês sabem quais são os Estados? No nosso Nordeste. Não é só a taxa de analfabetismo alta o mais grave nesses Estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores nas regiões, porque esses Estados no Nordeste estão há 20 anos sendo administrados pelo PT, afirmou o presidente, completando: — Onde a esquerda entra, leva o analfabetismo, leva a falta de cultura, leva o desemprego, leva a falta de esperança. É assim que age a esquerda no mundo todo. Por isso que o Nordeste está atrás de quase todos os índices levando em conta os outros Estados. Porque sempre a esquerda dominou.