O senador Luis Carlos Heinze (PP) anunciou nesta quarta-feira que apoiará Onyx Lorenzoni (PL) no segundo turno da eleição para o governo do Rio Grande do Sul. Heinze concorreu ao Palácio Piratini e ficou em quarto lugar no primeiro turno, com 4,28% dos votos válidos.
"Sou um homem de posicionamento. Definido o segundo turno das eleições, manterei todo o meu empenho para reeleger o presidente @jairbolsonaro. No Rio Grande do Sul, me somo a candidatura de @onyxlorenzoni para o governo do estado. Contem comigo", escreveu o senador, em post no Twitter.
Em agradecimento, Onyx republicou a mensagem e escreveu: "Obrigado, Alemão! #tamojunto".
A união entre Heinze e Onyx na fase decisiva da eleição já era esperada, visto que ambos são apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Durante a campanha, embora tenham disputado um eleitorado semelhante, não houve confronto aberto entre os dois. Bolsonaro, inclusive, não pediu votos abertamente a Onyx, seu ex-ministro, em respeito a Heinze.
Além do apoio de Heinze, Onyx também espera receber o suporte integral do PP no segundo turno. O partido vai reunir o diretório estadual nesta quarta para bater o martelo sobre o posicionamento.
Mais cedo, a bancada dos atuais e futuros deputados estaduais do PP se reuniu com Eduardo Leite (PSDB) e com Onyx - este, como estava em Brasília, foi ouvido por videoconferência.
A sigla participou de grande parte do governo Leite, inclusive indicando secretários, mas o apoio a Bolsonaro no plano nacional aproxima os progressistas de Onyx. Não está descartada a liberação dos filiados para que definam o apoio individualmente no segundo turno.