O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), mandou que uma bandeira gigante do Brasil fosse estendida na fachada do Palácio do Planalto, em Brasília, na noite dessa sexta-feira (14). Por ser tombado, o prédio não pode sofrer intervenções sem autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Segundo informações do jornal O Globo, Bolsonaro afirmou que também pediu para que seja estendida uma bandeira semelhante no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.
"Hoje pedi para aquele bandeirão que existe, enorme, mandei botar um no Alvorada, que é minha casa. Acho que ninguém vai ter coragem de falar: "Retira daí se não vou te dar uma multa de não sei quanto por dia". É a nossa bandeira do Brasil. A questão da censura é devagar. Certas coisas não se perdem de uma hora para a outra, você perde com o tempo", destacou Bolsonaro, conforme a reportagem.
Ainda na sexta-feira, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará negou um pedido da Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, para retirar uma bandeira do Brasil gigante que foi pendurada na fachada de uma igreja em Belém. Bolsonaro elogiou a decisão.
"O PT entrou na Justiça para que uma igreja lá de Belém, do Pará, que tem uma bandeira enorme do Brasil na entrada, fosse retirada, que o PT diz que é propaganda eleitoral para Jair Bolsonaro. Dessa vez, a juíza agiu corretamente. Falou que era um símbolo nacional. Temos orgulho de ver a bandeira do Brasil por aí, em lugar de destaque, e sendo tratada de forma respeitosa", disse em entrevista a um podcast.
O Iphan e a Secretaria-Geral da Presidência da República não haviam se manifestado sobre a bandeira colocada na fachada do Planalto até a publicação desta matéria.