Eleições

Disputa pelo Planalto
Notícia

Datafolha divulga nova pesquisa para a eleição à Presidência

Levantamento é o segundo realizado pelo instituto após o primeiro turno

GZH

Miguel Schincariol / AFP / Estadão Conteúdo
Lula e Bolsonaro disputarão o segundo turno em 30 de outubro

A segunda pesquisa Datafolha para o segundo turno das eleições para a Presidência da República foi divulgada nesta sexta-feira (14). O levantamento mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 49% das intenções de voto e o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com 44%. De acordo com a pesquisa, encomendada pela Folha de São Paulo e pela Globo, votos brancos e nulos somam 5% e indecisos, 1%.

Na métrica da contagem final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a de votos válidos, Lula tem 53% e Bolsonaro, 47%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos.

A primeira pesquisa Datafolha para o segundo turno, divulgada há uma semana, mostrava  Lula com 49% das intenções de voto e o candidato à reeleição, Bolsonaro, com 44% — mesmos percentuais desta segunda pesquisa. Brancos e nulos eram 6%, e 2% se diziam indecisos.   

No primeiro turno, realizado no último dia 2, Lula teve 48,43% dos votos válidos — que desconsideram brancos e nulos —, enquanto Bolsonaro somou 43,20%. O segundo turno será realizado em 30 de outubro.

A pesquisa apontou ainda que a rejeição do atual presidente é de 51%, enquanto a de Lula é de 46%. A rejeição tanto de Bolsonaro quanto de Lula é a mesma apontada no levantamento anterior feito pelo Datafolha.   

Na pesquisa Datafolha foram entrevistadas 2.898 pessoas entre quinta (13) e sexta-feira (14), em 180 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%, o que significa que, se ela fosse aplicada cem vezes, daria resultados dentro da margem de erro em 95 casos. 

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01682/2022. 


Sobre pesquisas

O Grupo RBS não faz pesquisas eleitorais. Em todas as eleições, contrata uma empresa que tenha experiência. Neste ano, contratou o Ipec para fazer sondagens referentes às eleições para governador, senador e presidente no RS. Há mais de 20 anos, o Grupo RBS não divulga sondagens encomendadas por partidos e candidatos ou que não tenham registro na Justiça Eleitoral. Pesquisas são tratadas como conteúdo acessório e são o retrato de um momento da campanha. O foco de nossa cobertura eleitoral está nas propostas dos candidatos para questões de interesse dos eleitores.


GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Resenha das Gurias

02:00 - 03:00