A segunda pesquisa Datafolha para o segundo turno das eleições para a Presidência da República foi divulgada nesta sexta-feira (14). O levantamento mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 49% das intenções de voto e o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com 44%. De acordo com a pesquisa, encomendada pela Folha de São Paulo e pela Globo, votos brancos e nulos somam 5% e indecisos, 1%.
Na métrica da contagem final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a de votos válidos, Lula tem 53% e Bolsonaro, 47%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos.
A primeira pesquisa Datafolha para o segundo turno, divulgada há uma semana, mostrava Lula com 49% das intenções de voto e o candidato à reeleição, Bolsonaro, com 44% — mesmos percentuais desta segunda pesquisa. Brancos e nulos eram 6%, e 2% se diziam indecisos.
No primeiro turno, realizado no último dia 2, Lula teve 48,43% dos votos válidos — que desconsideram brancos e nulos —, enquanto Bolsonaro somou 43,20%. O segundo turno será realizado em 30 de outubro.
A pesquisa apontou ainda que a rejeição do atual presidente é de 51%, enquanto a de Lula é de 46%. A rejeição tanto de Bolsonaro quanto de Lula é a mesma apontada no levantamento anterior feito pelo Datafolha.
Na pesquisa Datafolha foram entrevistadas 2.898 pessoas entre quinta (13) e sexta-feira (14), em 180 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%, o que significa que, se ela fosse aplicada cem vezes, daria resultados dentro da margem de erro em 95 casos.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01682/2022.
Sobre pesquisas
O Grupo RBS não faz pesquisas eleitorais. Em todas as eleições, contrata uma empresa que tenha experiência. Neste ano, contratou o Ipec para fazer sondagens referentes às eleições para governador, senador e presidente no RS. Há mais de 20 anos, o Grupo RBS não divulga sondagens encomendadas por partidos e candidatos ou que não tenham registro na Justiça Eleitoral. Pesquisas são tratadas como conteúdo acessório e são o retrato de um momento da campanha. O foco de nossa cobertura eleitoral está nas propostas dos candidatos para questões de interesse dos eleitores.