Quem ainda não solicitou a segunda via do título de eleitor não poderá mais fazê-lo antes das eleições de 2022 — o prazo para o pedido do documento se encerrou na última quinta-feira (22), 10 dias antes do primeiro turno. No Rio Grande do Sul, 3.791 eleitores solicitaram a segunda via, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS).
São Leopoldo foi a cidade com o maior número de solicitações: 368 pedidos. Santo Ângelo aparece em segundo lugar, com 243. A Capital ficou em quarto lugar, com 131 pedidos.
Os dados foram contabilizados desde 4 de maio, dia do fechamento do Cadastro Eleitoral. Antes desta data, era possível solicitar inscrição, transferência ou alteração de dados no registro. Depois, os eleitores que perderam, tiveram o documento roubado ou extraviado puderam solicitar apenas a segunda via.
O título, no entanto, não é obrigatório para o dia da votação. O eleitor pode levar apenas um documento com foto, como RG, carteira de habilitação, carteira de trabalho ou passaporte — mas é necessário saber sua zona e seção eleitoral. Para isso, há outras alternativas. Se estiver com situação regular na Justiça Eleitoral, poderá imprimir uma cópia do título diretamente na ferramenta Autoatendimento do Eleitor, no portal do Tribunal Superior Eleitoral na internet, no campo “Imprimir o título eleitoral”.
Há ainda a opção de levar a versão digital do título eleitoral, o e-Título, que pode ser obtido gratuitamente por meio de aplicativo para dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. O e-Título também possibilita a apresentação de justificativa eleitoral e oferece uma série de serviços e informações, como a emissão das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais; o acesso e a emissão de guia para o pagamento de multas; a consulta ao local de votação; e a inscrição como mesário voluntário.
O TRE-RS recomenda que os eleitores que optarem pelo e-Título o façam o quanto antes, já que, no dia da eleição, o sistema estará sobrecarregado pelo fluxo de informações. Assim, quem deixar para fazer o e-Título no dia do pleito provavelmente não conseguirá.
Conforme o TRE-RS, tem sido registrada grande procura pela cópia do documento online e pelo e-Título. Por isso, não houve demanda tão alta pela segunda via.