O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta terça-feira (20) que Jair Bolsonaro (PL) coloca em dúvida a segurança das urnas eletrônicas porque "já está prevendo a derrota" nas eleições de outubro. Lula fez a declaração durante encontro em São Paulo com representantes do setor do turismo.
A declaração de Lula foi dada após Jair Bolsonaro afirmar a apoiadores, no domingo (18), durante viagem a Londres, que "não tem como a gente não ganhar no primeiro turno". Depois, em entrevista ao SBT, ele disse que, se tiver menos de 60% dos votos, "algo de anormal" terá ocorrido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Bolsonaro aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, atrás de Lula. A mais recente pesquisa Ipec, divulgada na segunda-feira (19), mostra o petista com 47% e o atual presidente com 31%.
— O homem (Bolsonaro) está dizendo que se não ganhar no primeiro turno, com mais de 60%, é porque houve manipulação nas urnas. Quando ele diz isso eu fico otimista, porque ele já está prevendo a derrota — afirmou Lula, que completou:
— Queremos voltar para fazer esse país ser feliz outra vez, ser bonito, ser alegre — declarou.
Não foi a primeira vez que Bolsonaro colocou o sistema eleitoral sob suspeição. O presidente tem lançado dúvidas sobre a segurança das urnas eletrônicas.