Dos 11 candidatos anunciados para disputar o governo do Rio Grande do Sul, sete já estão com as suas candidaturas registradas no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os dados foram consultados às 17h30min desta segunda-feira (8).
Até a tarde de segunda, estavam com nomes e dados incluídos no sistema DivulgaCandContas os seguintes candidatos ao governo do Estado: Roberto Argenta (PSC), Edegar Pretto (PT), Eduardo Leite (PSDB), Onyx Lorenzoni (PL), Rejane de Oliveira (PSTU), Ricardo Jobim (Novo), Vicente Bogo (PSB).
No DivulgaCandContas, é possível consultar informações detalhadas dos candidatos como propostas de governo, histórico eleitoral, bens declarados, gênero, cor, grau de instrução e ocupação. O sistema também mostra a prestação de contas das campanhas eleitorais.
Os outros quatro candidatos ainda não incluídos no sistema são: Carlos Messalla (PCB), Luis Carlos Heinze (PP), Vieira da Cunha (PDT) e Paulo Roberto Silveira Pedra Júnior (PCO).
As legendas têm até o dia 15 de agosto para encaminhar os pedidos de registro de candidatos que tentarão os cargos em disputa nas eleições de 2022. Cabe à Justiça Eleitoral deferir ou indeferir os registros de candidatura.
O DivulgaCandContas é atualizado de hora em hora com dados informados pelos próprios partidos. As informações referentes aos cargos de deputado federal e estadual, senador e governador são geridos pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), enquanto os dados das candidaturas à Presidência da República são de responsabilidade imediata do TSE.