O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez testes adicionais no computador e nos sistemas responsáveis pela totalização dos votos e divulgação dos resultados das eleições. De acordo com o TSE, a avaliação da Secretaria de Tecnologia da Informação do tribunal é de que o "sistema está devidamente preparado para a realização exitosa do segundo turno".
Os testes extras foram feitos na terça-feira (24) e na quarta-feira (25) e contaram com a participação de cartórios eleitorais de 24 Estados. Com isso foi possível validar a performance e a eficácia dos sistemas de transmissão com o recebimento de arquivos de urna, além da totalização e da divulgação dos resultados.
Um dos Estados que participou dos testes foi o Rio Grande do Sul e, de acordo com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador André Luiz Villarinho, o resultado deve sair nos horários previstos:
— Estou informado que na terça e quarta passada houve finalização dos testes. Os ajustes foram feitos nos computadores do TSE, até porque a demanda será muitíssima menor. Somente cinco municípios terão segundo turno. Em todo o Brasil, 57. Ou seja, uma demanda muitíssimo menor. Esperamos que os resultados saiam nos horários previstos —afirmou Villarinho, em entrevista ao Gaúcha Atualidade na quinta-feira (26).
No primeiro turno, em 15 de novembro, a divulgação dos dados atrasou em razão de problemas técnicos no sistema do TSE.