O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou uma nota, perto das 19h30min deste domingo (15), justificando a demora inesperada relatada na apuração das eleições municipais. Segundo o Tribunal, o atraso se deve a uma totalização "mais lenta do que o previsto" em um banco de dados que pega as informações divulgadas pelos tribunais regionais eleitorais pelo país.
De acordo com o TSE, os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto.
O TSE ressaltou que o problema está sendo resolvido pelos técnicos, para "a retomada mais célere do processo de divulgação".
"Ressaltamos que não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã", garantiu o TSE na nota.
Na eleição deste ano, o TSE está centralizando a divulgação dos resultados, ao contrário do que aconteceu em pleitos anteriores, quando os tribunais regionais eram os responsáveis por publicar os dados.