O segundo turno das eleições municipais está se aproximando e, com isso, crescem as expectativas e as dúvidas relacionadas ao pleito. Uma delas diz respeito à apuração dos resultados, que apresentou demora inesperada no primeiro turno, em 15 de novembro. Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Estado, desembargador André Luiz Villarinho, os resultados devem sair nos horários previstos.
— Estou informado que na terça e quarta passada houve finalização dos testes. Os ajustes foram feitos nos computadores do TSE, até porque a demanda será muitíssima menor. Somente cinco municípios terão segundo turno. Em todo o Brasil, 57. Ou seja, uma demanda muitíssimo menor. Esperamos que os resultados saiam nos horários previstos —afirmou Villarinho, em entrevista ao Gaúcha Atualidade desta quinta-feira (26).
Na eleição deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está centralizando a divulgação dos resultados, ao contrário do que aconteceu em pleitos anteriores, quando os tribunais regionais eram os responsáveis por publicar os dados. O atraso ocorreu devido a uma totalização "mais lenta do que o previsto" em um banco de dados que pega as informações divulgadas pelos tribunais regionais eleitorais pelo país.
As votações do segundo turno ocorrem no próximo domingo, dia 29, em todo país. No Rio Grande do Sul, Porto Alegre e outros quatro municípios ainda terão candidatos concorrendo ao pleito municipal: Canoas, Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas e Santa Maria.
Para a Capital, conforme Villarinho, a expectativa é de os resultados sejam contabilizados até as 20h. Para Caxias do Sul e Canoas, até as 18h, e Pelotas e Santa Maria, como tem zona rural maior, até as 19h30min.
— Todas aquelas cautelas (considerando o cenário de pandemia) que o TRE-RS e TSE adotaram vão ser cumpridas. (...) pedimos que os eleitores que puderem comparecer, que compareçam e se sintam seguros — enfatiza o presidente do TRE-RS.