A Câmara de Vereadores de Santa Maria terá 61% de renovação na próxima legislatura em relação à atual. Treze novos parlamentares foram eleitos neste domingo (15).
Do total, 10 são estreantes: Pacheco e Roberta Leitão (PP), Rudys (MDB), Ricardo Blattes e Marina Callegaro (PT), Delegado Getúlio (Republicanos), Givago Ribeiro (PSDB), Tony Oliveira (PSL), Paulo Ricardo e Professor Danclar (PSB).
Werner Rempel (PC do B), Tubias Calil (MDB) e Anita Costa Beber (PP) já foram vereadores, mas não estavam na última legislatura e, agora, foram eleitos.
Oito vereadores conseguiram a reeleição: Alexandre Vargas (Republicanos), Adelar Vargas Bolinha (MDB), Valdir Oliveira (PT), Coronel Vargas (PP), Maneco (DEM), Tia da Moto (PDT) e Admar Pozzobom e Juba, ambos do PSDB.
Dos outros 13 vereadores da atual legislatura, três não concorreram à reeleição porque estavam na disputa pela prefeitura.
Luciano Guerra, do PT, formou chapa com Marion Mortari, do PSD, como vice. Eles ficaram em terceiro lugar na disputa. O vereador Dr. Francisco, do MDB, segue na briga pelo Executivo como vice de Sérgio Cechin (PP) contra Jorge Pozzobom (PSDB) e Rodrigo Decimo.
Outros dois optaram por não concorrer nesta eleição: Alemão do Gás e Marta Zanella, ambos do MDB.
Estiveram na disputa e não conseguiram a reeleição: Dra. Cida e Vanderlei Araújo, ambos do PP, Daniel Diniz e Professora Celita, do PT, João Chaves, do PSDB, Dra. Deili, do PSD, Jorjão, do PDT e Ovídio Mayer, do PTB.
O mais votado entre os eleitos foi Alexandre Vargas, do Republicanos, com 2.686 votos, 27 a mais do que Adelar Vargas, o Bolinha, do MDB, que foi o segundo. No entanto, a candidata mais votada na cidade foi Alice Carvalho, do PSOL, que fez 3.371 votos, mas acabou não entrando devido ao quociente eleitoral. O vereador menos votado a conseguir a eleição foi professor Danclar, do PSB, com 859 votos.
A maior bancada da próxima legislatura será a do Progressistas, com quatro vereadores. Três partidos terão três parlamentares: MDB, PT e PSDB. O Republicanos e o PSB têm dois vereadores e quatro partidos terão um representante: PSL, DEM, PDT e PCdoB.
Ao todo, 340 candidatos disputaram as 21 vagas na Câmara de Vereadores de Santa Maria.