Montserrat Martins (PV), o 10º entrevistado da série com candidatos à prefeitura de Porto Alegre do Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, falou especialmente sobre as ideias relacionadas à sustentabilidade e à saúde.
Ele alertou para os riscos da instalação da Mina Guaíba na Região Metropolitana — o processo de licenciamento do projeto está suspenso por decisão judicial. Montserrat ainda condenou o uso de frotas de ônibus movidas a diesel, defendendo a necessidade de um plano de substituição por veículos elétricos, e citou o aeromóvel como um exemplo de transporte mais limpo.
Sobre projetos relacionados ao tratamento de lixo, o candidato respondeu:
— Entendemos que o papel da prefeitura é ser parceira de projetos importantíssimos para reciclagem. Deveria multiplicar as unidades de triagem, dar apoio técnico para, no mínimo, dobrar os ganhos desses catadores. Os catadores informais também devem ser capacitados.
O candidato do PV também foi questionado a respeito do modelo de contratualização dos postos de saúde adotado pela atual gestão. Ele defende que “áreas como saúde, educação e segurança sejam de responsabilidade do Estado” e almeja a realização de concursos públicos para servidores da área de saúde, focando em uma estabilidade do vínculo entre médicos e pacientes.