Por Montserrat Martins, candidato à prefeitura de Porto Alegre pelo PV
Como será Porto Alegre em 2025, se você votar 43 (PV) esse ano? Uma Porto mais Alegre e Sustentável, capital das tecnologias limpas, onde instrumentos de gestão como incentivos fiscais, parcerias público-privadas (PPPs) e recursos federais e internacionais serão voltados para projetos não poluidores.
Milhares de pessoas se capacitam como instaladores de placas fotovoltaicas (energia solar), empregos são gerados com uma nova matriz energética (solar e eólica) e uma nova matriz de transportes (VLT, ônibus elétricos, aeromóvel). Outras milhares, pela inclusão digital, nas escolas e em centros de inclusão nos bairros, gerando emprego e renda com a inserção num mercado que requer habilidades em tecnologia da informação (TI).
A Procempa, nossa empresa pública de TI, é estratégica para o desenvolvimento econômico, social e em áreas como segurança e educação. Seus programas dão suporte a professores e estudantes, controlam a iluminação pública e o videomonitoramento da cidade, medem a poluição da água e do ar, indicam as condições de acessibilidade de cada local.
Milhares de pessoas se capacitam como instaladores de placas fotovoltaicas, empregos são gerados com uma nova matriz energética – solar e eólica
Em vez de carvão (a mina que queriam instalar), geramos negócios com ecoturismo, um teleférico liga o morro ao Guaíba e atrai turistas que mal passavam por aqui rumo a Gramado. As escolas têm estratégias de cultura da paz (artinclusão, justiça restaurativa, mediação), combatendo bullying, discriminação e facilitando as relações professor-aluno. A atenção às famílias, integrando escola e serviços sociais e de saúde, identifica os problemas que tem desaguado nas salas de aula.
A saúde retoma a Estratégia de Saúde da Família (ESF), reabrindo postos de saúde que haviam sido fechados e voltando a ter pediatras neles. A ESF pode incluir consultores de grupos de entreajuda (Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos) e também pode contar com estagiários de Veterinária para animais domésticos que, quando necessário, terão o Hospital Veterinário com especialistas. A Porto mais Alegre e Sustentável inicia com você acreditando – e votando 43.