O candidato à prefeitura de Porto Alegre José Fortunati (PTB) afirmou, nesta segunda-feira (2), que pretende transformar o Instituto Municipal da Estratégia de Saúde da Família (Imesf), extinto neste ano, em uma empresa pública. Fortunati foi o sexto entrevistado em série com os 13 concorrentes ao comando do Executivo municipal no programa Gaúcha Atualidade.
O ex-prefeito destacou que não é contra a contratualização, porque, mesmo com a existência do Imesf, existia esse processo com alguns hospitais, como Vila Nova, Moinhos de Vento, Santa Casa.
— Vou transformar o Imesf, que é uma fundação pública de direito privado, em uma empresa pública, porque indiscutivelmente houve um acréscimo na qualidade da prestação de serviços, do alcance, da abrangência.
Fortunati admitiu a possibilidade de postergar os próximos reajustes do IPTU, destacando que não é possível mudar os que já foram promovidos. O postulante ao comando do Executivo municipal frisou que vai atuar para tentar suspender os próximos aumentos.
Sobre o transporte público da Capital, o candidato do PTB afirmou que discute com entidades do setor para pensar formas de recuperar o sistema e projetou conversas com o governo federal no sentido de buscar ajuda.