Edmilson Rodrigues (PSOL) foi eleito prefeito de Belém (PA) neste domingo (29). Na disputa do segundo turno, o candidato do PSOL venceu o Delegado Federal Eguchi (Patriotas). O vice-prefeito será Edílson Moura (PT).
Com 100% das urnas apuradas, Edmilson somou votos 390.723, o equivalente a 51,76% dos válidos. Eguchi fez 364.095 votos válidos, correspondendo a 48,24%.
Com a vitória, o candidato do PSOL vai para seu terceiro mandato como prefeito de Belém. Ele já ocupou o cargo entre 1996 e 2004, quando era filiado ao PT.
Em seu primeiro discurso como prefeito eleito, Rodrigues citou os problemas atuais do municípios e disse que agora é o prefeito de "todos os belenenses":
— Nós vivemos um momento de crise, uma crise profunda. Belém é uma cidade periférica, é uma grande e linda metrópole, mas precisa ser bem cuidada e vamos precisar das mãos de todos. De lado a lado, de braços cruzados, reconstruir a unidade do nosso povo, na construção de dias melhores.
Rodrigues disse ainda que o seu governo terá um "carinho muito especial aos que passam fome".
—Esse princípio de amor por todo o povo, com carinho muito especial aos que passam fome, aos desempregados, aos que sofrem com os alagamentos, porque há desigualdades e nós queremos diminuí-las. É dessa forma que Belém vai ser mais justa, mais feliz — declarou.
Atualmente, Edmilson é deputado federal em seu segundo mandato. Ao longo da disputa, Eguchi recebeu apoio do presidente Jair Bolsonaro. Na campanha, Edmilson teve apoio de vários partidos de esquerda e de centro-esquerda, como PT, PDT, PCdoB, Rede e UP.