Enquanto PTB e MDB discutem uma possível renúncia de José Fortunati (PTB) e apoio à candidatura de Sebastião Melo, o candidato trabalhista mostra-se firme na decisão de dar continuidade à campanha, agora ameaçada. O primeiro dia depois de o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indeferir a candidatura de seu vice, André Cecchini (Patriota), foi dividido entre tentativas de contestar a decisão judicial, atos presenciais e encontros virtuais.
A manhã foi marcada por reuniões com advogados e com a cúpula do PTB, seguido da gravação do programa eleitoral que vai ao ar nesta quarta-feira (11). Depois de uma série de conversas, a coligação decidiu ingressar com um embargo declaratório questionando, entre outros pontos, o prazo em que foi tomada a decisão. O candidato usou as redes sociais para se defender, classificando a atitude do TRE como “política” — em outro post, à tarde, reclamou o acesso tardio ao conteúdo do acórdão.
A tarde foi reservada a uma caminhada com apoiadores pelo bairro Campo Novo, na zona sul da Capital. Não sem interferências: antes que o grupo começasse a circular pelas vias do bairro, Fortunati passou cerca de 20 minutos ao telefone, comentando a situação jurídica que agora ameaça sua candidatura.
Embora admita que a decisão possa ter impacto negativo sobre os eleitores, tentou mostrar otimismo.
— Virou uma incerteza, as pessoas ficam em dúvida, mas fui para a ofensiva e acho que isso pode se reverter. É um momento difícil para a campanha, mas minha experiência mostra que conflitos como esse podem aumentar a mobilização — disse, antes da caminhada.
Bastou ter início o ato para que retomasse o ânimo e o jeito de político tradicional. Tirou fotos com crianças, afagou cães e gatos e parou em diversas casas, cumprimentando as pessoas com a mão fechada — higienizada com álcool em gel a cada intervalo — e conversando sobre problemas locais, acompanhado do candidato a vereador Mauricio Melo.
À noite, a previsão é de novas conversas virtuais com setores da sociedade civil. Às 18h, tinha uma conversa com representantes de dentistas, e às 19h, participaria de uma live da Fundação Thiago Gonzaga.