O governador e candidato a reeleição pelo MDB, José Ivo Sartori, dedicou o sábado (27) para campanha em cidades do Vale do Sinos e da Região Metropolitana.
Depois do primeiro compromisso, uma caminhada a partir da Avenida Nações Unidas, no centro de Novo Hamburgo, Sartori se deslocou para o centro de Sapucaia do Sul, onde recebeu apoio de políticos locais do MDB, de partidos aliados e do PDT e do PSL, que se uniram a ele no segundo turno.
Em um dos extremos do Calçadão de Sapucaia do Sul, um carro de som propagava músicas da campanha do candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, e de Sartori. Simpatizantes portavam bandeiras com símbolos da duas legendas e, parte deles, usava adesivos no peito com o rostos de Sartori e de Bolsonaro.
Passavam 15 minutos do meio-dia, quando o governador chegou ao local. Entre os que o recepcionaram, estavam o deputado estadual Juvir Costella (MDB), o deputado federal José Stédile (PSB), o tenente-coronel Luciano Zucco (PSL), eleito com recorde votos para a Assembleia, e Jairo Jorge (PDT), candidato ao Piratini derrotado no primeiro turno, e que declarou apoio à Coligação Rio Grande no Rumo Certo.
Aos gritos de "o gringo tá certo", simpatizantes cercaram Sartori, pedindo abraços, beijos e selfies. Guiado por Costella, Sartori peregrinou por estabelecimentos comerciais, distribuindo sorrisos e apertos de mão. Entrou em farmácias, lancherias, ótica, lojas de roupa, de calçados e de bijuterias. Ao cumprimentaram clientes e funcionários, ouviu "Tamo junto" e respondeu "Vamos lá, bom final de semana".
Em uma loja de artigos esportivos, ele se surpreendeu com uma grande quantidade de camisetas do Grêmio expostas junto a um balcão.
— Aqui é tudo gremista? — quis saber.
Em seguida, uma atendente mostrou outras, do Inter, mais ao fundo.
— Eu nasci gremista, mas minha esposa é colorada, então, temos de conviver em harmonia — respondeu.
Questionado sobre a reta final de campanha, Sartori repetiu o que vem dizendo em seus pronunciamentos.
— Estamos caminhando com maturidade e com naturalidade para continuar mudando e não prometendo nada — ressaltou.
Sobre a possibilidade de vencer a eleição, se disse "confiante sempre".
Sartori almoçou na cidade, saudou eleitores que organizaram uma carreata pela área central de Sapucaia do Sul em favor de Bolsonaro e depois seguiu para o bairro Rio Branco, em Canoas, para a terceira caminhada do dia. A última atividade da agenda foi outro corpo a corpo no centro de Alvorada. Neste domingo (28), Sartori estará às 11h em Caxias do Sul, onde vota no Colégio La Salle Carmo.