Deputado estadual eleito com a maior votação no Rio Grande do Sul, o tenente-coronel Luciano Zucco (PSL), 44 anos, promete concentrar esforços na Assembleia Legislativa em duas áreas: educação e segurança. Filho de um sargento e de uma professora, o candidato acumulou 166,7 mil votos neste domingo (7), 64,6 mil a mais do que o segundo colocado na disputa, Ruy Irigaray (PSL), que registrou 102,1 mil. Depois de acompanhar a apuração, o militar relatou surpresa com a marca alcançada nas urnas:
– Não esperava toda essa votação. Mas tenho pessoas maravilhosas próximas a mim que fizeram a diferença. Temos ideias para valorizar nossos órgãos de segurança pública e nossos professores.
Ao longo da campanha, o tenente-coronel aproveitou para fazer elogios e destacar sua proximidade com as ideias defendidas por Jair Bolsonaro, seu colega de PSL e candidato à Presidência. Nascido em Alegrete, na Fronteira Oeste, Zucco está há 26 anos no Exército. Antes de entrar na disputa por uma cadeira na Assembleia, atuava no Comando Militar do Sul, com sede em Porto Alegre. Por causa do mandato parlamentar, a partir de 2019, o tenente-coronel passará automaticamente para a reserva.
– Pretendo ser o que sempre fui: um servidor do Estado – frisou.
Zucco também afirmou que, na Assembleia, buscará desenvolver iniciativas para elevar "a disciplina" dentro das salas de aula. Segundo o deputado eleito, a intenção será introduzir questões morais, cívicas e de patriotismo já desenvolvidas em colégios militares espalhados pelo país.
– Acredito na educação. Nossas crianças têm de ser valorizadas – pontuou.
Em 2014, Manuela D´Ávila (PCdoB) foi a mais votada entre os candidatos a deputado estadual no Rio Grande do Sul. Na ocasião, ela recebeu 222,4 mil votos, ou seja, 55,7 mil a mais do que o militar obteve neste ano.