O general Hamilton Mourão, candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República, participa de eventos pelo Rio Grande do Sul nesta terça-feira (22). Pela manhã, visitou Pelotas e, em seguida, seguiu para Rio Grande, onde participou de comício, carreata e almoço com apoiadores locais. Santa Maria também esteve no roteiro do militar e de sua comitiva, que contou com a presença do atual vice-governador e candidato à reeleição, José Paulo Cairoli (PSD) e da presidente do PSL no Estado e candidata ao senado no primeiro turno Carmen Flores.
Mourão chegou na cidade de Rio Grande por volta das 12h45min e participou de um comício no Largo Dr. Pio, no centro, ao lado de apoiadores políticos e eleitores (cerca de 150 pessoas). Do alto de um caminhão de som, o general disse que ele e Bolsonaro governarão para todos os brasileiros, que o PT se perde em mentiras, que não torturou Geraldo Azevedo e demonstrou apoiou a José Ivo Sartori — que abriu voto a Bolsonaro, incluindo em sua campanha o codinome "Sartonaro".
— É o momento em que estamos em final de campanha. Mais do que nunca, nós precisamos desse apoio espontâneo, dessa alegria de todos vocês que, ao longo desse período, de forma livre e democrática, tem se manifestado nas ruas, nas praças, nas avenidas do nosso país e pelas redes sociais, divulgando as nossas mensagens e os nossos programas — discursou Mourão, do alto do trio elétrico, complementando:
— O processo eleitoral nada mais é do que a escolha de um projeto para o país.
Em entrevista, não quis entrar em assuntos polêmicos, disse que medidas do governo serão anunciadas na semana que vem e que o RS é importante para o escoamento de safra.
Em seu perfil no twitter, Cairoli narrou de forma sucinta a passagem por Rio Grande:
"Em Rio Grande, fui recebido no Largo Dr. Pio, ao lado do general Mourão, por mais de mil pessoas que apoiam o nosso projeto de Estado e votam no candidato Jair Bolsonaro. Falamos sobre os nossos planos para reverter a situação em que nosso Estado e nosso País se encontram."
"Depois, participamos de um almoço na churrascaria Leão do Parque, onde conversamos com lideranças da região, finalizando nossa caravana pelo sul do Estado".
A chegada em Santa Maria ocorreu dentro do horário previsto, por volta das 15h30min. Após desembarcar no aeroporto da cidade, o general deu entrevista coletiva no comitê de Bolsonaro, na esquina das Ruas Alberto Pasqualini e Floriano Peixoto.
Na sequência, seguiu por uma caminhada pelo calçadão santa-mariense na companhia da comitiva e de apoiadores, cumprimentando eleitores. No trajeto, parou para tomar um café e seguiu novamente para o aeroporto, onde pegou avião para Santa Rosa.