O primeiro debate do segundo turno foi um confronto aberto e direto entre os candidatos ao governo do Estado, Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB). Dividindo a mesma mesa no estúdio da Rádio Gaúcha, os candidatos discutiram durante mais de duas horas suas visões e propostas para o futuro do Rio Grande do Sul.
A seguir, veja todas as informações do primeiro embate do segundo turno:
O resumo e os bastidores
O formato do debate da Gaúcha privilegiou a exposição de propostas e as contestações imediatas de cada candidato. Vestindo terno sem gravata, o governador era mais reativo, diante de um adversário que usava calça jeans com camisa social, sem economizar nas criticas à atual gestão. Para amparar os argumentos, os contendores recorriam às anotações sobre a mesa.
Checagem das declarações
Repetindo o trabalho feito ao longo de todo o primeiro turno, o mecanismo de checagem É isso mesmo?, com reforço de repórteres do Grupo de Investigação da RBS (GDI), analisaram a veracidade das falas de Leite e Sartori durante o debate.
O debate em vídeo
O debate em fotos
O debate bloco a bloco
No primeiro bloco, cada candidato teve dois minutos para fazer sua apresentação e, em seguida, respondeu a três perguntas. Ao final de cada reposta, houve quatro minutos para discussão livre sobre os temas. Ouça:
Na segunda parte do debate, a discussão girou em torno de assuntos sugeridos pelos ouvintes nas redes sociais e apresentados aos candidatos pela jornalista Rosane de Oliveira. Ouça:
Neste bloco, os candidatos puderam fazer perguntas entre si com temas livres. Foram quatro rodadas de questões, com respostas e tempo para debate. Ouça:
Na parte final do debate, Rosane de Oliveira apresentou um tema indicado pelos ouvintes, que ainda não foi abordado no programa, abrindo espaço para debate sobre o assunto. Ao final, cada candidato fez suas considerações finais. Ouça:
Opinião