O general da reserva Hamilton Mourão (PRTB), candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PSL), passou por São Leopoldo e Canoas nesta quarta-feira (24), dando sequência aos atos de campanha no Rio Grande do Sul.
O roteiro foi abreviado pela ação de agentes de trânsito, que autuaram veículos da comitiva estacionados irregularmente.
Na cidade do Vale do Sinos, foi recebido, às 15h, por apoiadores que entoavam o Hino Nacional e vestiam verde e amarelo. Caminhou por 550 metros, da Câmara de Vereadores até um café na Avenida Independência, via conhecida pela variedade de estabelecimentos comerciais. Nesta agenda, foi acompanhado por Carmen Flores (PSL), que disputou uma vaga ao Senado e não se elegeu.
Seguranças ao redor do candidato dificultaram a aproximação dos eleitores. Com insistência, porém, algumas pessoas conseguiam uma selfie ou um abraço do militar. Durante os dois eventos, Mourão não fez pronunciamento oficial. Falou poucas vezes, em tom quase inaudível, para pedir votos a Bolsonaro e agradecer o apreço dos gaúchos pela chapa.
Dentro do café, Mourão conversou com atendentes e tirou mais selfies, dessa vez ao lado do vice-governador e candidato à reeleição José Paulo Cairoli (PSL) e de Luciano Zucco (PSL), deputado estadual eleito. Zucco e Cairoli também acompanharam o general em Viamão e Novo Hamburgo, onde esteve pela manhã. Às 15h45, o candidato a vice embarcou na mesma caminhonete que o deixara na frente da casa legislativa leopoldense, adesivada com as palavras "pátria, dever e honra", e seguiu para a Região Metropolitana.
Mourão desceu da caminhonete em Canoas às 16h49. Às 16h54, o veículo já arrancava em direção a Porto Alegre, levando o general aposentado no banco traseiro. Nos cinco minutos em que esteve na cidade da região metropolitana, Mourão tirou fotos ao lado de admiradores que passavam pelo calçadão — alguns deles bateram continência ao militar.
O candidato deixou o local quando um agente de trânsito começou a multar os veículos da comitiva, a maioria estacionada em local proibido ou em fila dupla.
— Mourão, estão nos multando — alertou um segurança.
— Estão multando, é? Então vamos embora — respondeu o general, dirigindo-se ao veículo.
O agente disse que cabe recurso da autuação. Mourão irá passar a noite em Porto Alegre e deve voar para o Rio de Janeiro na quinta-feira (25) pela manhã.