Imagens dos candidatos com seus números alterados estão sendo compartilhadas em forma de santinhos virtuais nas redes sociais. A nova forma de disseminar fake news foi levantada pelo jornal O Globo e divulgada nesta quarta-feira (12). Entre os que mais figuram em cartazes alterados estão Jair Bolsonaro (PSL) e Lula, que teve a candidatura barrada pelo TSE.
Segundo O Globo, nas imagens de Bolsonaro, há cartazes em que ele aparece com o número 12, de Ciro Gomes, e também com o 13, do PT. Há ainda uma em que ele aparece como 24, número do veado no Jogo do Bicho, uma alusão ao fato de o candidato ser conhecido por frases homofóbicas.
Já nos cartazes do PT, o número 13 é substituído pelo 17, do PSL de Bolsonaro. Marina Silva (Rede), Boulos (PSOL) e Alckmin (PSDB) também tiveram seus números trocados pelo 17.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), "denúncia de peças de propaganda eleitoral abusivas ou que induzam ao erro devem ser trazidas à jurisdição da Justiça Eleitoral por meio do Ministério Público Eleitoral, candidatos, partidos ou coligações". O cidadão que identificar qualquer irregularidade pode fazer denúncias pelo site do MPF.
Confira os números corretos dos candidatos:
Álvaro Dias (Podemos) - 19
Cabo Daciolo (Patriota) - 51
Ciro Gomes (PDT) - 12
Fernando Haddad (PT) - 13
José Maria Eymael (DC) - 27
Geraldo Alckmin (PSDB) - 45
Guilherme Boulos (PSOL) - 50
Henrique Meirelles (MDB) - 15
Jair Bolsonaro (PSL) - 17
João Amoêdo (Novo) - 30
João Goulart Filho (PPL) - 54
Marina Silva (Rede) - 18
Vera Lúcia (PSTU) - 16