Um grupo que inclui artistas, advogados, ativistas e empresários lançou um manifesto contra a candidatura de Jair Bolsonaro. O documento intitulado "Pela democracia, pelo Brasil" não indica apoio a nenhuma candidatura, mas afirma ser necessário um movimento contra o projeto antidemocrático do candidato do PSL.
"É preciso dizer, mais que uma escolha política, a candidatura de Jair Bolsonaro representa uma ameaça franca ao nosso patrimônio civilizatório primordial. É preciso recusar sua normalização, e somar forças na defesa da liberdade, da tolerância e do destino coletivo entre nós", diz o texto.
O documento diz que o país já teve em Jânio Quadros e Fernando Collor de Mello "outros pretensos heróis da pátria, aventureiros eleitos como supostos redentores da ética e da limpeza política", mas que acabaram levando o Brasil ao "desastre".
"Nunca é demais lembrar, líderes fascistas, nazistas e diversos outros regimes autocráticos na história e no presente foram originalmente eleitos, com a promessa de resgatar a autoestima e a credibilidade de suas nações, antes de subordiná-las aos mais variados desmandos autoritários", diz outro trecho do manifesto.
O documento é assinado por 373 pessoas, entre elas Maria Alice Setúbal, educadora e acionista do Itaú Unibanco, o economista Bernard Appy, o empresário Guilherme Leal, sócio da Natura, o cantor Caetano Veloso, a atriz Paula Lavigne e o médico Drauzio Varella.
Caetano e Paula Lavigne declararam apoio a Ciro Gomes (PDT) nesta eleição. Maria Alice Setúbal e Guilherme Leal já atuaram ao lado de Marina Silva (Rede) em pleitos passados, mas não têm papel na campanha atual da ex-senadora.
O manifesto está hospedado no site www.democraciasim.com.br. A lista ficará aberta para quem quiser incluir a assinatura.
O documento foi fechado na quinta-feira pelas mãos de um grupo de amigos, entre eles o advogado José Marcelo Zacchi. O texto circulou em grupos de Whatsapp a partir de sexta e ganhou adesões ao longo do fim de semana.
Segundo Zacchi, o objetivo é reunir vozes que representem diversos segmentos da sociedade e possam mobilizar esses setores.
— É sobre repudiar um projeto que nos parece contrário aos princípios democráticos — diz. — É um chamado para quem vota em quem quer que seja, mas está dentro do campo democrático.
Leia abaixo a íntegra do manifesto:
"Pela Democracia, pelo Brasil
Somos diferentes. Temos trajetórias pessoais e públicas variadas. Votamos em pessoas e partidos diversos. Defendemos causas, ideias e projetos distintos para nosso país, muitas vezes antagônicos.
Mas temos em comum o compromisso com a democracia. Com a liberdade, a convivência plural e o respeito mútuo. E acreditamos no Brasil. Um Brasil formado por todos os seus cidadãos, ético, pacífico, dinâmico, livre de intolerância, preconceito e discriminação.
Como todos os brasileiros e brasileiras sabemos da profundidade dos desafios que nos convocam nesse momento. Mais além deles, do imperativo de superar o colapso do nosso sistema político, que está na raiz das crises múltiplas que vivemos nos últimos anos e que nos trazem ao presente de frustração e descrença.
Mas sabemos também dos perigos de pretender responder a isso com concessões ao autoritarismo, à erosão das instituições democráticas ou à desconstrução da nossa herança humanista primordial.
Podemos divergir intensamente sobre os rumos das políticas econômicas, sociais ou ambientais, a qualidade deste ou daquele ator político, o acerto do nosso sistema legal nos mais variados temas e dos processos e decisões judiciais para sua aplicação. Nisso, estamos no terreno da democracia, da disputa legítima de ideias e projetos no debate público.
Quando, no entanto, nos deparamos com projetos que negam a existência de um passado autoritário no Brasil, flertam explicitamente com conceitos como a produção de nova Constituição sem delegação popular, a manipulação do número de juízes nas cortes superiores ou recurso a autogolpes presidenciais, acumulam declarações francamente xenofóbicas e discriminatórias contra setores diversos da sociedade, refutam textualmente o princípio da proteção de minorias contra o arbítrio e lamentam o fato das forças do Estado terem historicamente matado menos dissidentes do que deveriam, temos a consciência inequívoca de estarmos lidando com algo maior, e anterior a todo dissenso democrático.
Conhecemos amplamente os resultados de processos históricos assim. Tivemos em Jânio e Collor outros pretensos heróis da pátria, aventureiros eleitos como supostos redentores da ética e da limpeza política, para nos levar ao desastre. Conhecemos 20 anos de sombras sob a ditadura, iniciados com o respaldo de não poucos atores na sociedade. Testemunhamos os ecos de experiências autoritárias pelo mundo, deflagradas pela expectativa de responder a crises ou superar impasses políticos, afundando seus países no isolamento, na violência e na ruína econômica. Nunca é demais lembrar, líderes fascistas, nazistas e diversos outros regimes autocráticos na história e no presente foram originalmente eleitos, com a promessa de resgatar a autoestima e a credibilidade de suas nações, antes de subordiná-las aos mais variados desmandos autoritários.
Em momento de crise, é preciso ter a clareza máxima da responsabilidade histórica das escolhas que fazemos.
Esta clareza nos move a esta manifestação conjunta, nesse momento do país. Para além de todas as diferenças, estivemos juntos na construção democrática no Brasil. E é preciso saber defendê-la assim agora.
É preciso dizer, mais que uma escolha política, a candidatura de Jair Bolsonaro representa uma ameaça franca ao nosso patrimônio civilizatório primordial. É preciso recusar sua normalização, e somar forças na defesa da liberdade, da tolerância e do destino coletivo entre nós.
Prezamos a democracia. A democracia que provê abertura, inclusão e prosperidade aos povos que a cultivam com solidez no mundo. Que nos trouxe nos últimos 30 anos a estabilidade econômica, o início da superação de desigualdades históricas e a expansão sem precedentes da cidadania entre nós. Não são, certamente, poucos os desafios para avançar por dentro dela, mas sabemos ser sempre o único e mais promissor caminho, sem ovos de serpente ou ilusões armadas.
Por isso, estamos preparados para estar juntos na sua defesa em qualquer situação, e nos reunimos aqui no chamado para que novas vozes possam convergir nisso. E para que possamos, na soma da nossa pluralidade e diversidade, refazer as bases da política e cidadania compartilhadas e retomar o curso da sociedade vibrante, plena e exitosa que precisamos e podemos ser."
Assinam este manifesto
- Adriana Lisboa
- Alê Youssef
- Alessandra Negrini
- Alessandra Orofino
- Alexandre Brasil Fonseca
- Alexandre Nero
- Alexandre Schneider
- Alice Braga
- Amon Barros
- Ana Carolina Evangelista
- Ana Claudia Souza
- Ana Helena Altenfelder
- Ana Lucia Carneiro da Cunha
- Ana Moser
- Ana Toni
- André Corradi Moreira Luthier
- Andre Degenszajn
- André Fischer
- André Pereira de Carvalho
- Andre Perosa
- André Vallias
- Andrea Alvarez
- Andrea Barata Ribeiro
- Andrea Calabi
- Andrea Magri
- Andreia Horta
- Anete Abramowicz
- Angela Alonso
- Anna Penido
- Antonia Pelegrino
- Antonio Grassi
- Antônio Nóbrega
- Antônio Prata
- Ariovaldo Ramos
- Arnaldo Antunes
- Aron Zylberman
- Ary Oswaldo Mattos Filho
- Astrid Fontenelle de Brito
- Aurea Vieira
- Bárbara Musumeci Mourão
- Beatriz Bracher
- Bel Coelho
- Bel Melo
- Bela Gil
- Belisario dos Santos Junior
- Bernard Appy
- Beth Pessoa
- Beto Ricardo
- Beto Vasconcelos
- Beto Verissimo
- Bia Barbosa
- Binho Marques
- Braulio Mantovani
- Bruno Carazza dos Santos
- Bruno Carvalho
- Bruno Mazzeo
- Bruno Torturra
- Cadão Volpato
- Caetano Veloso
- Caio Magri
- Caio Tendolini
- Camila Pitanga
- Carlos Mello
- Carlos Nobre
- Carlos Pitchu
- Carlos Ritl
- Carolina Bueno
- Carolina Kotscho
- Cazé Pecini
- Cecilia Boal
- Celia Cruz
- Celso Athayde
- Celso Lafer
- Cesar Callegari
- Chico Buarque
- Chico Diaz
- Chico Whitaker
- Cicero Araujo
- Ciro Biderman
- Claudia Abreu
- Claudia Costin
- Cláudio Couto
- Clemente Ganz Lucio
- Clemir Fernandes
- Cléo Regina Todaro Santos de Miranda
- Daniel Augusto
- Daniel Cerqueira
- Daniel De Bonis
- Daniel Ganjaman
- Daniela Bianchi
- Daniela Di Bonito Mônaco de Moraes
- Daniela Frozi
- Daniela Gleiser
- Danilo Miranda
- Danilo Santos de Miranda
- Dario Guarita Neto
- Dario Menezes
- Débora Lamm
- Denis Mizne
- Dira Paes
- Doriam Borges
- Drauzio Varella
- Edson Fernando de Almeida
- Eduardo Calil Ohana
- Eduardo Marques
- Eliane Dias
- Eliane Giardini
- Elisandro Lotin de Souza
- Enrique Diaz
- Estevão Ciavatta
- Esther Solano
- Eugenia Moreyra
- Eugenio Bucci
- Fabiana Luci de Oliveira
- Fabiana Pereira
- Fabio Feldman
- Felipe Roseno
- Fernand Alphen
- Fernanda Abreu
- Fernanda Lima
- Fernanda Thompson
- Fernanda Torres
- Fernando Abrucio
- Fernando Burgos
- Fernando Grostein Andrade
- Fernando Meirelles
- Fernando Morais
- Flávia Gusmão Eid
- Flávia Lacerda
- Flávio Conrado
- Flavio Tavares de Lyra
- Flora Gil
- Floriano de Azevedo Marques Neto
- Francisco Sandro Rodrigues Holanda
- Franklin Feder
- Gabriel Feltran
- Galeno Amorim
- George Avelino Filho
- Gerorgiana Goes
- Gilberto Dimenstein
- Gilberto Gil
- Gilberto Saboia
- Gisele Froes
- Glória Kalil
- Gregorio Duvivier
- Gui Amabis
- Guilherme Casarões
- Guilherme Leal
- Guilherme Werneck
- Haroldo Torres
- Heitor Dhalia
- Helder Vasconcelos
- Helena Kerr
- Helio Santos
- Helivete Ribeiro
- Heloisa Buarque de Holanda
- Heloísa Perisse
- Henri Philippe Reichstul
- Henrique Silveira
- Hugo Possolo
- Humberto Dantas
- Ilona Szábo
- Ilza Jorge
- Inês Lafer
- Ivam Cabral
- Ivanir dos Santos
- Ivo Herzog
- Jailson Silva
- Joana Jabace
- João Biehl
- Joaquim Falcao
- Joel Zeferino
- Joel Zito Araújo
- Jorge Abrahao
- Jorge Hage
- Jorge Romano
- Jorge Schwartz
- Jose Carlos Dias
- José Jobson de Andrade Arruda
- José Marcelo Zacchi
- Juana Kweitel
- Juca Kfouri
- Julia Michaels
- Juliana Braga de Mattos
- Juliana Sakai
- Julita Lemgruber
- Jurandir Freire Costa
- Jussara Silveira
- Karina Buhr
- Karine Carvalho
- Katia Maia
- Laerte
- Lauro Gonzales
- Leandra Leal
- Leonardo Avritzer
- Leonardo Letelier
- Leopoldo Nosek
- Leticia Colin
- Lilia Schwarcz
- Luana Lobo
- Lúcia Nader
- Luciana Guimarães
- Lucio Maia
- Luedji Luna
- Luis Bolognesi
- Luiz Armando Badin
- Luiz Camillo Osorio
- Luiz Eduardo Soares
- Luiz Felipe de Alencastro
- Luiz Nascimento
- Luiz Ruffato
- Luiz Weis
- Luiza Lima
- Lusmarina Campos Garcia
- Malak Poppovic
- Mano Brown
- Manoela Miklos
- Marcelo Behar
- Marcelo Burgos Santos
- Marcelo Furtado
- Marcelo Issa
- Marcelo Madureira
- Marcelo Masagão
- Marcelo Rubens Paiva
- Marcia Pereira das Neves
- Márcio Tavares Amaral
- Marco Antônio Carvalho Teixeira
- Marcos Cavalcanti
- Marcos Fernandes
- Marcos Flaksman
- Marcos Fuchs
- Marcos Joaquim Alves
- Marcos Rolin
- Marcus Vinícius Faustini
- Marcus Vinicius Matos
- Maria Alice Setubal
- Maria Arminda do Nascimento Arruda
- Maria Augusta Gomes Reichstul
- Maria da Glória Bonelli
- Maria de Medicis
- Maria Filomena Gregori
- Maria Gadu
- Maria Hermínia Tavares de Almeida
- Maria Ignez Barbosa
- Maria Martha Cassiolato
- Maria Stella Gregori
- Maria Victoria Benevides
- Mariana Lacorte Camponez do Brasil
- Mariana Pamplona
- Marília Librandi
- Marina Dias Werneck
- Marina Lima
- Marina Person
- Mário Aquino Alves
- Mário Monzoni
- Mário Shapiro
- Marisa Moreira Salles
- Mariza Abreu
- Marta de Senna
- Mary Camargo Neves Lafer
- Mel Lisboa
- Melina Risso
- Michael Haradon
- Miguel Lago
- Milton Hatoum
- Miriam Krenzinger
- Monica Almeida
- Monica Franco
- Monique evelle
- Myrian Porto
- Naercio Menezes Filho
- Natacha Costa
- Noa Bressane
- Numa Ciro
- Octavio de Barros
- Oded Grajew
- Olaya Hanashiro
- Oscar Vilhena
- Otávio Dias
- Pablo Nunes
- Pally Siqueira
- Paloma Duarte
- Patrícia Pilar
- Paula Lavigne
- Paulinho Moska
- Paulo André
- Paulo Barreto
- Paulo Borges
- Paulo Furquim
- Paulo Miklos
- Paulo Vannuchi
- Pedro Abramovay
- Pedro Meira Monteiro
- Pedro Mendes da Rocha
- Pedro Paulo Poppovic
- Pedro Strozenberg
- Pedro Telles
- Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
- Philip Yang
- Pierpaolo Bottini
- Pilar Lacerda
- Priscila Cruz
- Rafael Alcadipani
- Rafael Parente
- Raquel Nosek
- Raul Santiago
- Regina Braga
- Regina Varela
- Renata Motta
- Renato Janine Ribeiro
- Renato Sergio de Lima
- Rica Amabis
- Ricardo Abramovay
- Ricardo Borges Martins
- Ricardo Chaves
- Ricardo Henriques
- Ricardo Lisias
- Ricardo Sennes
- Ricardo Teperman
- Ricardo Young
- Roberta Maiorana
- Roberta Martinelli
- Roberto Amorim
- Roberto Andrés
- Roberto Dias
- Roberto Waack
- Rodrigo Martins Constante
- Ronaldo Lemos
- Rubens Barbosa
- Rubens Naves
- Rudi Rocha
- Ruth Goldberg
- Samira Bueno
- Sarah Oliveira
- Sergio Abranches
- Sergio Adorno
- Sergio Leitão
- Sergio Miletto
- Silvia Noronha dos Santos
- Silvia Ramos
- Silvia Taques Bittencourt
- Silvio Eid
- Sueli Carneiro
- Tadeu Jungle
- Tadeu Valadares
- Tainá Müller
- Talita Todaro Santos de Miranda
- Tasso Azevedo
- Tati Bernardi
- Tereza Cristina
- Theo Dias
- Thiago Amparo
- Thiago Lacerda
- To Brandileone
- Tulipa Ruiz
- Valeria Macedo
- Valerie Tomsic
- Valmir Ortega
- Valter Roberto Silverio
- Valter Silvério
- Vanessa Elias de Oliveira
- Vera Iaconelli
- Vítor Marchetti
- Vítor Oliveira
- Wagner Moura
- Walter Casagrande Jr
- Walter Salles
- Washington Olivetto
- Wilson Simoninha
- Xis
- Xixo Mauricio Piragino
- Zeca Camargo
- Zuza Homem de Mello