O É isso mesmo?, mecanismo de checagem de GaúchaZH, entra em nova fase nesta quinta-feira (16), com foco na cobertura eleitoral. Para isso, ganha o reforço dos repórteres do Grupo de Investigação da RBS (GDI), que conferem as declarações dos candidatos ao governo do Estado no primeiro debate da campanha eleitoral para o governo do Rio Grande do Sul, na Rádio Gaúcha.
Participaram do debate, mediado por Daniel Scola, os candidatos Eduardo Leite (PSDB), Jairo Jorge (PDT), José Ivo Sartori (MDB), Julio Flores (PSTU), Mateus Bandeira (Novo), Miguel Rossetto (PT), Roberto Robaina (PSOL).
Confira, abaixo, declarações checadas pelos jornalistas Angela Chagas, Carlos Rollsing, Eduardo Matos, Fábio Almeida, José Luís Costa, Jocimar Farina e Juliana Bublitz.
Eduardo Leite (PSDB)
O governo atual aprovou no primeiro ano de governo uma lei para concessões de rodovias. Não fez nenhuma. E as estradas estão sofrendo.
É verdade
Em maio de 2016, a Assembleia Legislativa aprovou a nova lei de concessões de rodovias estaduais. A partir desta nova regra, o governo poderá conceder trechos de estradas para a iniciativa privada para exploração, conservação, manutenção e ampliação da infraestrutura. Em março de 2017, o Piratini lançou o Marco Regulatório das Concessões Rodoviárias no RS.
Ainda não há previsão de quando o leilão será realizado. Um estudo de viabilidade técnica está sendo elaborado pela consultoria KPMG. Segundo a Secretaria de Planejamento, a área técnica está finalizando modelagem econômica, que irá servir de base para o edital de licitação.
Pavimentação de acesso asfáltico aos municípios. São cerca de 60 municípios sem acesso asfáltico, é extremamente importante.
É verdade
Levantamento da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) publicado em setembro de 2016 informou que o Estado tem 64 municípios sem nenhum acesso asfáltico. É o último balanço da entidade, que está trabalhando em nova atualização. Segundo o sistema rodoviário do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), são 69 municípios gaúchos sem acessos asfálticos pavimentados.
O custo da logística no nosso Estado é o dobro da média nacional. Enquanto, no Estado do Rio Grande do Sul, custa 20% a logística sobre o PIB, no Brasil a média é de 10%. Isso porque o nosso Estado é mais dependente do modal rodoviário, aqui se depende de 88% do transporte rodoviário, contra 65% no Brasil.
Não é bem assim
A média do custo logístico do Rio Grande do Sul, como afirma o candidato, varia entre 19% e 20% do PIB, mas, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do RS (Setcergs), essa também é a média nacional. Portanto, não procede a informação de que seria o dobro do resto do país. Apesar de o Rio Grande do Sul estar no extremo sul do Brasil, o custo acaba se igualando. O transporte no Estado consegue fluir mais rapidamente, ao contrário de Estados de regiões como o Sudeste, que sofrem com o tempo, em razão do maior tráfego. Sobre o RS depender 88% do transporte rodoviário, contra 65% no resto do Brasil, o Setcergs informa que trabalha com um número igual ao do resto do país, que é de 67%.
O Rio Grande do Sul é o único que gasta, no Brasil, segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional de 2017, mais com servidores aposentados do que com servidores na ativa.
É verdade
O Relatório de Gestão Fiscal em Foco do terceiro quadrimestre de 2017, divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional, vinculada ao Ministério da Fazenda, mostra o Rio Grande do Sul como o Estado que mais gastou com inativos e pensionistas — e, de fato, como o único que dispendeu mais com essa parcela do funcionalismo do que com servidores ativos. O custo deles representou 62% da despesa bruta com pessoal. Em segundo lugar vem São Paulo, com 46% da despesa comprometida com inativos e pensionistas.
Critérios de classificação
É verdade
A informação está correta e corresponde a dados e estatísticas oficiais.
Não é bem assim
Apenas parte da sentença está correta.
Não procede
O interlocutor está equivocado na informação que afirma.
Veja também
O GDI chegou as declarações dos outros candidatos presentes no debate. Confira: